Sessão fechada | Rio de Janeiro
Com a presença do Prof. Marcelo Pillonetto
O documentário “A Saga do Phytobacter” revela a trajetória de uma investigação científica que começa com um enigma taxonômico centenário e se desenrola em meio a uma crise de saúde pública no Brasil. A história tem início em 2013, quando um surto de sepse associado à nutrição parenteral total (NPT) contaminada atinge múltiplos estados.
Acompanhe a jornada do Prof. Marcelo Pillonetto e sua equipe no Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN-PR) que, ao investigar o surto, se deparam com um microrganismo que desafia a classificação padrão. Embora os sistemas automatizados e manuais apontassem para Pantoea, discrepâncias cruciais — como a sensibilidade à ampicilina e a ausência de pigmento amarelo — indicavam que algo estava errado. A busca pela verdadeira identidade da bactéria levou Pillonetto a uma colaboração internacional com os pesquisadores suíços Dr. Fabio Rezzonico e Dr. Theo Smits. O Dr. Rezzonico já suspeitava que muitas cepas clínicas, historicamente classificadas como Pantoea, estavam, na verdade, incorretas.
“A Saga do Phytobacter” documenta como o uso de ferramentas genômicas avançadas, como o sequenciamento completo do genoma (WGS) e a análise multilocus (MLSA), permitiu à equipe não apenas identificar corretamente o agente do surto como Phytobacter diazotrophicus, mas também solucionar um mistério microbiológico de décadas: o “Grupo XII de Brenner“. O filme retrata a longa batalha pelo reconhecimento científico, que culminou na correção de um erro histórico de quase 50 anos em renomadas coleções de culturas, como a ATCC, e na descrição de novas espécies. Mais do que um desafio taxonômico, o documentário explora a relevância atual do Phytobacter como um patógeno oportunista emergente e um exemplo claro do conceito de ‘Saúde Única‘ (One Health), um microrganismo originário do solo capaz de causar infecções hospitalares graves e, por vezes, fatais. A obra aprofunda-se na maior ameaça à saúde global da atualidade: a resistência antimicrobiana. Acompanhe a evolução desta bactéria, dotada de “plasticidade genética”, e sua preocupante capacidade de adquirir e disseminar genes de resistência, incluindo carbapenemases perigosas como KPC, NDM, GES-5 e IMP-5.
Participe da exibição especial de “A Saga do Phytobacter” e conheça os bastidores de como uma investigação de saúde pública no Brasil reescreveu uma página da microbiologia mundial.
Após a exibição do documentário, os convidados terão a oportunidade de conversar e trocar experiências diretamente com o Dr. Pillonetto, em um momento leve de interação sobre os bastidores da investigação, os desafios científicos e os impactos para a microbiologia clínica e a saúde pública.
Durante a sessão de cinema, os participantes receberão:
🍿 Combo individual: pipoca com refrigerante ou água.
🎁 Brinde especial: uma pelúcia Phytobacter.
Cinema Estação Net: Sala 5 – Shopping da Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea
Rio de Janeiro – RJ
📅 27 de fevereiro (sexta-feira)
⏰ 18h00 às 20h00
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.
A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Cgcre, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.
Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.
A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)
Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Cgcre. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.
O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.
A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)