Confiabilidade nas análises de Dengue

A correta identificação dos casos e sorotipos de Dengue é uma aliada para o tratamento clínico frente às variadas formas de apresentação da doença

No início de maio a Fiocruz anunciou a identificação, pela primeira vez, de um novo tipo de vírus da dengue no Brasil. Trata-se do genótipo cosmopolita do sorotipo 2, que é considerado o mais disseminado no mundo.

O vírus da dengue possui quatro sorotipos, listados como 1, 2, 3 e 4. Cada um deles pode ser subdividido em diferentes genótipos. O genótipo cosmopolita é uma das seis linhagens do sorotipo 2 do patógeno. Ele é mais transmissível e pode causar sintomas ainda mais graves.

A correta identificação dos casos e sorotipos de Dengue é uma aliada para o tratamento clínico frente às variadas formas de apresentação da doença: assintomáticas, brandas e graves, incluindo fatais.

Os laboratórios precisam ter suas rotinas monitoradas para assegurar a eficiência das análises e proporcionar a confiabilidade dos resultados. A liberação de laudos assertivos contribui para decisões médicas precisas.

Liberar um laudo confiável, com segurança na distinção de outros vírus que causam sintomas passíveis de serem confundidos em um diagnóstico clínico, é fundamental para o reconhecimento da excelência do laboratório.

A Controllab, maior empresa de Controle de Qualidade Laboratorial da América Latina, disponibiliza programas para Dengue, atendendo em diferentes metodologias as rotinas sorológicas de IgG e IgM, Antígeno NS1 e biologia molecular.

O programa Dengue – Biologia Molecular inclui o Ensaio de Proficiência (EP), também conhecido como Controle Externo. Neste EP, os participantes reportam o sorotipo identificado na genotipagem.

A Controllab também disponibiliza o EP Sequenciamento: Detecção do Genoma Viral. Nele, são enviados alternadamente diferentes vírus de interesse epidemiológico para identificação. Entre eles, os sorotipos de Dengue.

Controle de Qualidade para Dengue

Aplicar um monitoramento contínuo (Controle Interno) e uma comparação externa periódica (Controle Externo ou Ensaio de Proficiência) insere confiabilidade nas rotinas analíticas.

Os controles internos oferecidos pela Controllab são considerados de terceira opinião (produzidos por fabricantes diferentes do próprio sistema analítico). São controles independentes, que geralmente incluem resultados do interlaboratorial em diferentes sistemas e reproduzem de maneira fidedigna a performance das amostras de pacientes, fornecendo uma avaliação imparcial.

Conheça os programas da Controllab que auxiliam na confiabilidade das rotinas de Dengue:

Programas

Ensaios disponíveis

Serviços disponíveis

Dengue
  • Sorologia dos anticorpos IgG e IgM

Ensaio de ProficiênciaControle Interno
Dengue – Biologia Molecular
  • Detecção e Genotipagem dos tipos 1, 2, 3 e 4

Ensaio de ProficiênciaControle Interno
Dengue NS1
  • Antígeno NS1

Ensaio de ProficiênciaControle Interno
Sequenciamento: Detecção do Genoma Viral
  • Identificação genotípica dos vírus de interesse epidemiológico

Ensaio de Proficiência

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Provedor de Ensaio de Proficiência

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)