Pioneira no controle de qualidade para a Covid-19, a Controllab realizará em dezembro o Ensaio de Proficiência para teste por métodos moleculares em matrizes simulando carnes, produtos cárneos e outros alimentos.

Controllab lança controle externo para detecção do SARS-CoV2 nos alimentos
A participação no EP é evidência de comprometimento do laboratório com a confiabilidade dos seus laudos.

Os alimentos da cadeia frigorífica, nesse período de pandemia da Covid-19, estão enfrentando questionamentos por suspeitas de contaminação. Fato que gera transtornos, incluindo suspensão de fornecimento entre países.

Para auxiliar os laboratórios que atendem às rotinas alimentícias, a Controllab realizará em dezembro a rodada piloto do Ensaio de Proficiência (EP) - ferramenta também conhecida como Controle Externo da Qualidade - para a detecção do genoma do novo coronavírus por métodos moleculares em matrizes simulando carnes, produtos cárneos e outros alimentos.

O Ensaio de Proficiência (EP) é um dos mecanismos de controle da qualidade dos resultados. Funciona assim: o laboratório recebe as amostras com resultados desconhecidos e é instruído a testá-las da mesma forma que realiza os testes alimentícios na rotina. Os resultados encontrados pelo laboratório são enviados ao provedor de proficiência, como a Controllab.

Após receber os dados dos laboratórios e aplicar um tratamento estatístico de comparação e avaliação dos resultados, o provedor emite um relatório para cada participante. Nele, é possível identificar o resultado esperado frente ao dado reportado. São informações que, quando analisadas criticamente pelo participante, contribuem para a melhoria contínua do laboratório e, consequentemente, para a confiabilidade dos seus laudos.

O desempenho do grupo de participantes por sistema analítico evidencia o quão eficientemente esses laboratórios estão aplicando as técnicas do sistema, mas também podem ser verificadas inconsistências em lotes de kits reagentes distribuídos pelos fabricantes ou até mesmo questões de aprimoramentos desse sistema analítico quando comparados por outros grupos semelhantes.

Todos os ensaios oferecidos pela Controllab seguem os critérios da ISO/IEC 17043 e a acreditação PEP 0003 é a evidência dessas ações. Ao participar do EP, o laboratório poderá evidenciar a sua exatidão nas análises e a confiabilidade dos resultados emitidos em sua rotina.

Para as empresas de comestíveis, assegurar que os alimentos manipulados em suas instalações não sofreram contágio, ou não serão fonte de contaminação durante processos como corte ou transporte, contribui para a confiança dos seus clientes. Os laudos laboratoriais são aliados para evidenciar esse cuidado.

Contate a Controllab para participar do EP para a detecção do genoma do novo coronavírus por métodos moleculares para alimentos. Informações pelo e-mail atendimento@controllab.com ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e (21) 98036-1592.


COMPARTILHE

  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Como podemos te ajudar?