Limitações de Resultados Obtidos Indiretamente (Cálculo) Reportados em Ensaio de Proficiência
- Proficiency Testing
O Ensaio de Proficiência (EP) é uma ferramenta eficaz para determinar o desemprenho analítico de um laboratório por meio de comparações interlaboratoriais. Os participantes de um EP devem analisar os materiais de controle da mesma forma que analisam as amostras de pacientes na sua rotina.
Em geral, os laboratórios obtém os resultados de ensaios quantitativos a partir de reações realizadas com métodos consolidados e leituras obtidas em equipamentos apropriados. Entretanto, alguns constituintes do sangue e outros líquidos corporais, tem sua concentração vinculada a de outros constituintes. Neste caso, a literatura dispõe de fórmulas matemáticas que determinaram a relação entre diferentes constituintes e permitem a previsão de uns a partir da dosagem de outros.O cálcio iônico é um exemplo. Sua concentração no sangue pode ser obtida a partir da sua dosagem em soro, ou ainda ser calculada com base em uma fórmula matemática que considera as dosagens de albumina, cálcio total e proteínas totais.
Identificando a dosagem, como uma forma direta de obtenção do resultado de um constituinte, é importante que o laboratório conheça as limitações de resultados calculados antes de liberá-los em laudos e de submete-los a avaliações de Ensaio de Proficiência.