
Micologia Médica ao Microscópio – Casos Clínicos Respostas (Vol. IV)
- Controllab, Micologia, Micologia Médica
Durante muitos anos, a micologia teve pouca expressão na área médica. Com o passar do tempo, as infecções fúngicas vêm se tornando cada dia mais frequente e isto se deve a vários fatores como: a utilização de terapias imunossupressoras, deixando o organismo mais susceptível, além do surgimento da AIDS, fazendo com que fungos até então considerados sapróbios passem a ser visto como elementos potencialmente patogênicos, capazes de produzir os mais variados processos patológicos enquadrados no grupo das micoses oportunistas.
O material utilizado para a realização desse livro foi o microscópio “Olympus BX61VS” e a câmera digital “Allied”. A técnica que colaborou com a realização do livro foi Janaína e também todo o grupo de técnicos da Controllab, sem eles esse trabalho não seria possível.
No diagnóstico micológico o exame direto é a lâmina mais difícil de visualizar as estruturas fúngicas, no escaneamento desde material também isto é observado, por isso, orientamos que no uso desde material o observador tenha paciência no diagnóstico dos exames diretos.
Observação: Sugerimos que os profissionais que estiverem iniciando no estudo dos fungos utilizem primeiro o livro “Caixa Virtual de Lâminas de Micologia Médica” (Volume I) e “Micologia Médica” (Volume II) para aprenderem a descrever as estruturas observadas nas lâminas.