Múltiplos Materiais para Monitoração de Erro Sistemático em Ensaio de Proficiência
- Ensayo de Aptitud
A participação em Ensaios de Proficiência fornece aos laboratórios um meio objetivo de avaliar e demonstrar a confiabilidade dos dados por eles produzidos.
Usualmente, os provadores de Ensaios de Proficiência utilizam nos processos de avaliação, os resultados obtidos por múltiplos usuários tratados por métodos robustos, o que possibilita uma excelente estimativa do valor alvo e, consequentemente, do erro sistemático.
Contudo, a identificação do erro sistemático está vinculada ao número de materiais analisados. Um único dado não indica a repetição de um erro e não permite estimar ou concluir tratar-se de erro sistemático, o que pode tornar a análise de causas de um erro mais complexa para o laboratório, além de minimizar os benefícios do controle de qualidade.
Em 1988, a importância da adoção múltiplos materiais em Ensaio de Proficiência, já era citada por Sharon, S. e colaboradores e, em 2005, R. Neil Carey e colaboradores afirmaram que Ensaios de Proficiência com adoção de amostras múltiplas apresentavam uma maior probabilidade de detectar erros sistemáticos.
Enquanto um único resultado só permite estimar o erro total – diferença do resultado do laboratório e do valor alvo -, a partir de dois resultados pode-se estimar o erro sistemático – média dos erros totais relativos.