Retornar


SBPC/ML e Controllab ampliam parceria em prol do Benchmarking Laboratorial


Os desafios que os laboratórios enfrentam para coletar as informações padronizadas para o Programa de Indicadores e Benchmarking Laboratorial vêm sendo discutidos pela SBPC/ML e pela Controllab em fóruns internacionais. Foi dessa discussão que nasceu a colaboração com empresas desenvolvedoras de LIS.

Três empresas parceiras da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e da Controllab foram apresentadas como case de sucesso durante o 10º Fórum de Indicadores e Benchmarking Laboratorial, que antecedeu a 52ª edição do Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (CBPC/ML). Pixeon, Karyon e Shift - empresas desenvolvedoras de Sistemas de Informação Laboratorial (LIS) - foram agraciadas com uma placa cada uma como reconhecimento por essa colaboração, que permite a comunicação do LIS com o Programa de Indicadores e Benchmarking Laboratorial.

A cerimônia, que aconteceu no dia 24 de setembro, em Florianópolis, representou uma chancela ao trabalho dessas empresas, que buscam, com a SBPC e a Controllab, soluções para ajudar laboratórios de todo o Brasil a alcançarem excelência em seus serviços. A partir das soluções de interfaceamento desses desenvolvedores, clientes do Programa de Indicadores e Benchmarking Laboratorial terão mais facilidade para lançar automaticamente seus dados para comparação estratégica.

Para o diretor-executivo da Controllab, Vinicius Biasoli, a parceria entre as empresas traz benefícios para todos os envolvidos, proporcionando mais qualidade e sustentabilidade ao setor laboratorial. De acordo com ele, ao otimizar a coleta de dados e a entrega de resultados, as soluções desenvolvidas por essas empresas vão facilitar a tomada de decisões estratégicas dos participantes do programa da SBPC e da Controllab. Biasoli destaca ainda como vantagens da parceria a "colaboração com os processos laboratoriais para a acreditação PALC e ISO 15189, a promoção dos indicadores no LIS e a contribuição para padronizar os indicadores junto ao grupo de discussão".

A ampliação dessas parcerias deve prosseguir nos próximos meses, com novos pedidos de adesão e convites. Outras empresas de LIS interessadas podem procurar a SBPC/ML e a Controllab.

Fruto de uma parceria entre a SBPC/ML e a Controllab, o Programa de Indicadores e Benchmarking Laboratorial foi criado há 12 anos; em 2016, teve o escopo aumentado (de 37 para 91 indicadores) e recebeu ajustes que permitiram a comparação dos dados também internacionalmente. Com a ampliação da parceria, incluindo as desenvolvedoras de LIS, os indicadores tendem a crescer para maior cobertura dos processos. O programa compara as melhores práticas por meio de indicadores que possibilitam ao gestor monitorar o desempenho do seu negócio, avaliar pontos fortes e fracos, desenvolver estratégias e melhorar resultados operacionais.