Retornar


CBAC 2018: Controllab leva conhecimento e apresenta serviços


Dentro da proposta de contribuir para o aprimoramento das atividades laboratoriais, a Controllab levou mais conhecimento para o 45° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC), que aconteceu no Rio de Janeiro, de 17 a 20 de junho. Profissionais da empresa se revezaram em cursos gratuitos e diários sobre controle de qualidade. Foram aulas de 45 minutos de duração, em cinco horários diferentes, nos três dias do evento.

A participação dos alunos durante as palestras foi um dos pontos altos da programação, de acordo com Claudio Bastos, analista de Serviços da Controllab. "Apresentamos conceitos, mas não nos limitamos à teoria. Exemplificamos com casos reais e pedimos aos alunos que nos mostrassem como resolveriam as situações", lembra ele, que ministrou as aulas sobre Ensaio de Proficiência. "Esse contato com o público é fundamental para reforçar a importância do controle de qualidade", salienta Bastos.

O público foi bem diversificado. Havia profissionais de laboratórios, muitos deles já participantes de programas da Controllab; representantes de fabricantes de produtos de controle de qualidade para laboratórios; além de estudantes. Entre os profissionais que assistiram às palestras, havia também alguns oriundos de empresas de outros países, como Peru e Bolívia.

Além de Bastos, ministraram aulas Leticia Bernardes, assistente de Serviços da Controllab, que apresentou o curso de Indicadores e Benchmarking Laboratorial; Ana Carolina Abreu, assistente de Serviços, que falou sobre Controle Interno; e Roselena Montenegro, do Laboratório de Ensaios da Controllab, que ficou responsável pelas palestras sobre Especificação da Qualidade. Os participantes de cada curso ganharam certificados e concorreram ao sorteio de duas orquídeas por aula.

Alinhado ao conceito da empresa que busca "semear a qualidade", mais plantas foram distribuídas a quem visitou o estande da Controllab. Foram entregues como brinde 300 suculentas e sorteadas 60 mini orquídeas durante todo o evento. Marcio Biasoli, fundador da empresa, lançou durante o CBAC mais dois livros infantis, "Kariki, o reizinho" e "O pirata inglês". Nos totens disponíveis para consulta, os visitantes puderam conhecer o CI Online, uma ferramenta de gestão laboratorial desenvolvida pela Controllab, que também divulgou seu catálogo de serviços 2018/2019.

Tudo isso num estande que também procurava reforçar a preocupação da empresa com sustentabilidade - a "parede viva", coberta de plantas, foi um dos destaques da área de exposição.