A Calibração é um processo que visa verificar se a medida obtida por um instrumento é compatível com o esperado e se ele está adequado ao uso.
Consiste em comparar os resultados obtidos pelos instrumentos com os obtidos por padrões (rastreáveis a padrões de referência nacionais e/ou internacionais), sob condições pré-estabelecidas e controladas.
Por contribuir para a confiabilidade dos resultados e reduzir custos inerentes aos erros de ensaio, a calibração é hoje requisito de processos de certificação e acreditação.
Os serviços são executados em cinco* dias, garantindo a agilidade necessária para que os instrumentos retornem à rotina.

O Laboratório de Calibração da ControlLab calibra :
balança
centrífuga (verificação)**
condutivímetro
dispensador - dispensador e bureta, mecânico ou digital
manômetro de autoclave**
micropipeta - fixa e variável, uni e multicanal
pHmetro
picnômetro
termômetro - termômetro digital e de líquido em vidro**
Tituladores
vidraria volumétrica - pipeta graduada e volumétrica e balão

* conforme prévio agendamento. Para as grandezas: volume (micropipetas, dispensadores, picnômetro, Tituladores e vidrarias volumétricas); massa (Balança) e Físico Química (pHmetro e condutivímetro) a Controllab é acreditada pela Cgcre, sob o número 214.

** estes instrumentos não fazem parte do escopo de acreditação RBC.

A manutenção complementa o serviço e permite a recuperação de micropipetas rejeitadas, realizando pequenos ajustes, desmontagem, limpeza interna e lubrificação.