O Programa de Indicadores e Benchmarking Laboratorial é uma ferramenta de gestão desenvolvida pela parceria entre a ControlLab e a SBPC/ML, com o objetivo de estimular a melhoria
contínua nos processos laboratoriais, contribuindo para o aumento da produtividade e da lucratividade do setor.
Entre suas principais características, estão a comparação das melhores práticas e a geração de dados objetivos, por meio de indicadores que possibilitam ao gestor do laboratório: (1) monitorar o desempenho do seu negócio; (2) avaliar pontos fortes e fracos; (3) desenvolver estratégias para crescimento e práticas eficazes; (4) melhorar resultados operacionais.
O programa é 100% online, estruturado na área exclusiva para clientes ControlLab, de forma a garantir sigilo completo aos participantes. Sua coleta trimestral de dados resulta em relatórios periódicos, elaborados com o apoio de estatísticos e um grupo consultivo.
O laboratório tem acesso a um descritivo dos indicadores e planilha de cálculo que o auxiliam no correto reporte dos seus resultados. A cada rodada, recebe um relatório com o desempenho geral dos participantes (gráfico boxplot e resumo estatístico), sua posição relativa e resultado sigma.


Não temos ciência do que não conhecemos
Não temos como agir sobre o que não conhecemos
Não conhecemos o que não procuramos
Não procuramos o que não questionamos
Não questionamos o que não medimos
Se não medimos, não gerenciamos.

Autor desconhecido