Em mais uma iniciativa pioneira empresa promove a confiabilidade dos laudos diagnósticos.
A febre Oropouche, provocada pelo arbovírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV), é uma preocupação crescente para a saúde pública. Ela não apenas tem o potencial de desencadear surtos, mas também apresenta sintomas que podem facilmente ser confundidos com os de outras infecções virais, como Zika, Chikungunya e Dengue.
Essa semelhança sintomática pode dificultar o diagnóstico e o tratamento. Por isso, garantir laudos diagnósticos precisos é essencial para uma vigilância eficaz e para o controle da doença, ajudando a prevenir novas infecções e surtos. Segundo a nota técnica do Ministério da Saúde brasileiro, até 7 de julho de 2024 foram confirmados 7.044 casos no país.
Atenta às necessidades do setor diagnóstico, a Controllab, em mais uma iniciativa pioneira, convida os laboratórios a participar da primeira rodada do Ensaio de Proficiência para Biologia Molecular – Febre Oropouche.
O Ensaio de Proficiência (EP) segue os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043 e será enviado no dia 09 de setembro. A rodada será sem custos para os laboratórios que assinalarem seu interesse neste link até o final de agosto.
Os casos suspeitos precisam ser rapidamente identificados para evitar a disseminação da doença e a sobrecarga no sistema de saúde. Dessa forma, evita-se automedicações, piora dos sintomas, internações ou óbitos.
Importância do monitoramento e avaliação das rotinas analíticas
As rotinas laboratoriais requerem monitoramento contínuo e avaliação periódica, pois desempenham um papel fundamental nos processos de detecção, avaliação, resposta, notificação e monitoramento de eventos de saúde pública.
O Ensaio de Proficiência, também conhecido como Controle Externo da Qualidade, é uma ferramenta eficaz para determinar o desempenho analítico do laboratório, auxiliando na padronização de novos testes diagnósticos para a doença.
Além disso, é um requisito necessário para os processos de acreditação laboratorial (ISO 15189, ISO 17025, PALC-SBPC/ML, DICQ-SBAC etc) e órgãos regulamentadores.
Participe!