BEM-VINDO, NÓS SOMOS A CONTROLLAB

Nós somos a maior empresa brasileira de controle de qualidade laboratorial

Desde 1977 atuamos com o objetivo de semear a qualidade e temos o compromisso de cuidar da vida. A trajetória de mais de 40 anos da empresa é pautada no compromisso, em oferecer soluções completas e integradas em qualidade e assertividade dos resultados laboratoriais.

Os serviços disponibilizados pela Controllab facilitam a rotina para os processos de acreditações laboratoriais e órgãos regulamentadores no mais amplo portfólio do mercado – são mais de 3.500 ensaios.

empresa nos somos controllab solucoes 1
empresa nos somos controllab

Somos uma empresa full solution em diversos segmentos: clínico, banco de sangue, veterinária, microbiologia e ensaios físico-químicos para medicamentos, alimentos, saneantes, água e efluentes, combustíveis e outros, entre serviços que atendem de hospitais a indústrias.

Com foco no desenvolvimento da melhor experiência aos usuários, ajudamos  clientes a proverem serviços precisos, incontestáveis e que se destaquem nos mercados nacional e internacional. Dispomos de know-how único em soluções de controle de qualidade. Temos o apoio exclusivo de importantes sociedades científicas e o reconhecimento das principais normas relacionadas à nossa atuação: ISO 9001, 17025, 17034 e 17043.

Nossa História

Vanguarda, liderança, qualidade e profissionalismo: a Controllab é representada pela trajetória do Sr. Marcio Biasoli,
filho de farmacêutico, de onde herdou o profundo respeito e a preocupação pela saúde da população.

marcio

Marcio Biasoli

Presidente Controllab

1976

Marcio Biasoli cria o programa de controle interno e externo de bioquímica para 20 laboratórios.

1977

Em 12 de julho de 1977, fundou a Controllab.

1980-1999

Inclusão da oferta de materiais educativos, cursos, assessoria e serviços de calibração. Os serviços foram atualizados, seguindo protocolos internacionais.

2000-2003

Reconhecimento ANVISA como provedor de ensaio de proficiência; Acreditação como laboratório de calibração Cgcre/Inmetro; Certificação ISO 9001; Software Sistema Online.

2004-2006

Programa de Indicadores Laboratoriais; Programa para Banco de Sangue/ Hemoterapia.

2007-2010

Início do projeto L'Avenir; Parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV) e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Lançamento dos livros “Gestão da fase analítica para laboratórios".

2011-2012

Acreditação como provedor de ensaio de proficiência Cgcre/Inmetro; Acreditação do laboratório de ensaios pelo Cgcre/Inmetro; Certificação de Boas Práticas de Fabricação.

2013-2014

Disponibilização de ensaios digitalizados; Controle de qualidade para laboratórios de ensaios.

2015-2016

Acreditação como produtor de MRC pelo Cgcre/Inmetro; Ampliação e internacionalização do Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais.

2017-2019

Expansão Internacional; Parceria com o Ministério da Saúde da Inglaterra (UKHSA); Parceria com empresas de LIS; Lançamento dos Softwares CI ONLINE e de Gestão da Qualidade Analítica.

Vinicius

Vinícius Biasoli

Diretor Executivo Controllab

Estrutura

A equipe Controllab é formada por um time com mais de 300 colaboradores diretos, aliados a um extenso escopo de assessores técnico-científicos que mantêm o compromisso com a atualização, a inovação e a qualidade dos serviços. Instalada no Rio de Janeiro, em aproximadamente 10.000m2 de área construída, a Controllab divide-se em duas estruturas:

Preparo de Materiais

Projetada para atender às Boas Práticas de Fabricação dos itens para Ensaio de Proficiência, Controle Interno, Materiais de Referência e Cepa Controle. Possui áreas de produção química e biológica, laboratório de controle de qualidade, áreas de esterilização, câmaras frias e liofilizadores.

Serviços

Engloba todos os setores envolvidos no processo de gestão do ensaio de proficiência, calibração, assessoria, treinamento e administração empresarial. Dentre eles, Gestão de Clientes, Garantia da Qualidade, Gestão de Serviços e Projetos, Tecnologia da Informação, Marketing e Novos Negócios.

Princípios Sólidos

Nossos valores e princípios são sólidos e queremos difundi-los ainda mais, pois temos certeza que são eles que nos unem aos nossos parceiros e clientes.

Missão

Prover serviços eficientes, garantindo desempenho incontestável e resultados precisos para os nossos clientes.

Visão

Ser referências nas Américas na oferta de serviços e tecnologias para controle de qualidade, fornecendo confiabilidade para laboratórios e segurança para os cidadãos.

Valores

Competência, experiência, confiança e inovação.

Nossos Números

+40 anos

de história
e atuação

+3500 ensaios

analisados
periodicamente

04 acreditações

reconhecidas
internacionalmente

+15 anos

de acreditações
Cgcre/Inmetro

POLÍTICA DA QUALIDADE

Oferecer serviços que atendam as reais necessidades de nossos clientes  por meio da procura de novas oportunidades e constante atualização tecnológica, mantendo nosso sistema de gestão da qualidade em processo contínuo de melhoria, com total envolvimento e comprometimento de nossos colaboradores, atendendo requisitos de normas e legislações aplicáveis.

Nota: todos os serviços da Controllab são apoiados por procedimentos de tratamento de dúvidas, sugestões ou reclamações. Esses procedimentos estão disponíveis para consulta dos interessados.

Acreditações, Certificações e Habilitações

O aprimoramento contínuo, fundamentado em qualidade e confiabilidade, proporcionam à Controllab os seguintes reconhecimentos:

clique sobre cada um dos selos para visualizar os escopos e obter mais detalhes

De acordo com os escopos publicados em www.gov.br/inmetro

De acordo com o escopo publicado em www.anvisa.gov.br

Parcerias

Com o desafio de buscar novos caminhos e ampliar conhecimento científico para oferecer melhores soluções a seus clientes, a Controllab estabelece parcerias com sociedades científicas e universidades.

Diretrizes de Branding da Controllab

Em janeiro de 2021 a Controllab anunciou a evolução da sua marca. Acompanhando a trajetória da empresa, o novo branding reflete o zelo pela qualidade e o cuidado com a vida.

Nota: A Controllab confere aos laboratórios inscritos e ativos no Ensaio de Proficiência, a autorização para utilizar em suas mídias, o Selo Controle de Qualidade (Selo CQ). O Selo CQ é evidência de participação ativa e contínua no Controle Externo da Qualidade.

A Controllab não é avaliadora e nem acreditadora da Garantia da Qualidade do laboratório. O Ensaio de Proficiência, também conhecido como Controle Externo da Qualidade, se aplicado e seguido corretamente, insere qualidade nos processos de análises.

Como podemos te ajudar?

ENTRAR

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

CRL 0586

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em dezembro de 2012, o Laboratório de Controle, responsável pelas análises de controle de processo e controle de qualidade dos materiais preparados pela Controllab para atender ao Ensaio de Proficiência e Controle Interno foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro, tornando-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº 0586.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para a realização de ensaios, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

Habilitação ANVISA/REBLAS

Provedor de Ensaio de Proficiência

Em agosto de 2001, a Controllab foi habilitada pela ANVISA/REBLAS como Provedor de Ensaio de Proficiência para ensaios clínicos, de hemoterapia e de leite humano, sob o registro nº PROFI 001. Em 2021 esta habilitação se renovou, dentro de uma nova política da agência, sob o registro nº REBLAS 23.

A Controllab foi novamente reconhecido pelo Ministério da Saúde, por meio do processo de Habilitação da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde, como Laboratório Analítico para Controle de Qualidade em análises de Hemoderivados, sob o registro REBLAS 023, conforme disposto na RDC nº 390 de 26 de maio de 2020.

A ANVISA é uma agência regulamentadora vinculada ao Ministério da Saúde, que tem a missão de proteger e promover a saúde, garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços. A REBLAS – Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde está dentro da estrutura ANVISA.

De acordo com o escopo publicado em www.anvisa.gov.br

Certificado ISO 9001

Em junho de 2003, a Controllab teve seu sistema de gestão da qualidade certificado na ABNT NBR ISO 9001 pela Bureau Veritas/Inmetro (âmbito nacional) e Bureau Veritas/UKAS (âmbito internacional), como “provedor de ensaio de proficiência em ensaios clínicos, fisico-químicos e microbiológicos”. Desde então, é avaliada periodicamente para manutenção e/ou revalidação da certificação.

Certificado BPF/ANVISA

Materiais para controle de qualidade

Em outubro de 2012, a Controllab recebeu a certificação de Boas Práticas de Fabricação de produtos para saúde, para as classes de risco I e II, concedida pela Anvisa, e em novembro de 2018 para as classes de risco III e IV, mediante a Resolução RE n.º 4.023, publicada no DOU de 06/10/2020, suplemento, relativa à produção de produtos para saúde para fins de controle de qualidade de laboratórios.

Esse processo de certificação é voluntário e conduzido conforme requisitos da Resolução RDC n.º 16, de 28 de março de 2013 (BPF para produtos para diagnóstico para uso in vitro), frente a qual a Controllab é inspecionada periodicamente (como correlata), pela Vigilância Sanitária para verificação das boas práticas de fabricação.

A ANVISA é uma agência regulamentadora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, que tem a missão de proteger e promover a saúde, garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços. Embora o registro junto a Anvisa não se aplique aos materiais da Controllab (RDC n.º 36/2015, Artigo 2º, Parágrafo Único, I), a certificação em BPF é aberta.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.