Promovido pela SOBRASP, o evento online reunirá especialistas para debater práticas que fortalecem a qualidade na medicina diagnóstica.
No dia 8 de outubro (quarta-feira), às 19h, a SOBRASP (Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente) realizará um webinar no canal do YouTube para discutir como o uso de indicadores e práticas de benchmarking pode impulsionar a segurança do paciente.
O que será abordado
- a importância dos indicadores laboratoriais para a gestão da qualidade e segurança do paciente;
- benefícios da prática de benchmarking;
- o Programa SOBRASP de Indicadores em Segurança do Paciente;
- a ampliação desses indicadores na Metricare, apresentada a seguir em colaboração com instituições de referência no setor da saúde.
Metricare: inteligência de dados a serviço da saúde
Metricare é uma plataforma de inteligência de dados que apoia a tomada de decisão em empresas de saúde e bem-estar. Ela oferece:
- a gestão comparativa de indicadores com o mercado;
- evidências concretas para aprimorar a gestão e elevar padrões de qualidade.
A trajetória começou em 2005, quando a SBPC/ML e a Controllab uniram forças para desenvolver um programa de benchmarking de indicadores. Desde então, Metricare carrega a missão de apoiar profissionais da saúde com decisões baseadas em dados, trazendo mais eficiência, segurança e sustentabilidade.
No cenário internacional, a plataforma conecta mais de 400 organizações em 17 países e tem seus indicadores harmonizados segundo as diretrizes da International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC). Essa atuação reforça o alinhamento global das práticas laboratoriais e já foi destacada em eventos internacionais, como o da Association for Diagnostics & Laboratory Medicine (ADLM).
Colaboração no setor
Hoje, além da SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial), outras instituições colaboram para transformar dados em melhores decisões para todo o ecossistema da saúde.
Na área de segurança do paciente, a SOBRASP conduz iniciativas conjuntas com o CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem) para ampliar o uso de indicadores. O Programa SOBRASP de Indicadores em Segurança do Paciente é fortalecido pelo apoio do CBR e da SBPC/ML.
Por que participar?
Segundo o Dr. Wilson Shcolnik, ex-presidente e atual diretor de Relações Institucionais da SBPC/ML e coordenador do GTT Segurança em Medicina Diagnóstica da SOBRASP, o webinar será uma oportunidade única para profissionais da medicina diagnóstica acessarem reflexões e práticas que elevam a qualidade e a segurança nos serviços.
“A experiência bem-sucedida nos laboratórios clínicos nos motiva a expandir essa prática de benchmarking de indicadores para outras áreas da saúde, fortalecendo a segurança do paciente em diferentes contextos“, destaca o médico, que será um dos especialistas a conduzir as discussões.
O evento contará ainda com Anna Karolina Regufe, analista de Acreditações e Indicadores na Controllab, que trará uma visão complementar sobre diferentes perspectivas dos indicadores e do benchmarking.
Como participar?
O evento é online e gratuito. Garanta sua vaga preenchendo o formulário no site da SOBRASP.
Indicadores disponíveis na Metricare
Os usuários Metricare já possuem acesso aos indicadores de segurança do paciente. Para utilizá-los, basta habilitá-los na área de configurações.
Entre os novos indicadores relacionados à segurança do paciente, estão:
- discordância entre resultado da biópsia cervical e citologia ginecológica;
- índice de reações adversas imediatas ao meio de contraste intravenoso da tomografia computadorizada;
- tempo de fixação da amostra.
Além deles, a plataforma já disponibiliza diversas métricas de gestão, como taxas de recoleta, produtividade da equipe, atrasos na liberação de resultados e ocorrência de laudos incorretos, entre outras disponíveis para consulta.
Garanta sua participação e esteja por dentro das práticas que estão transformando a segurança do paciente na medicina diagnóstica.
Inscreva-se agora e acompanhe ao vivo o debate com especialistas em 8 de outubro.