Laboratórios do Brasil e de outros países já confirmaram participação para avaliar a confiabilidade das análises e da implantação de rotinas
O segmento laboratorial reagiu com agilidade ao recente surto mundial de Monkeypox (MPX), ou Varíola Símia, declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
Diversos laboratórios no Brasil e de outros países já se inscreveram para a primeira rodada do Ensaio de Proficiência (EP) para a Monkeypox (MPX). Este EP é mais uma iniciativa pioneira da Controllab, parceira dos laboratórios para as soluções de controle de qualidade.
O EP segue os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043 e será enviado no dia 12 de setembro para as rotinas de ensaios moleculares (Reação em Cadeia da Polimerase – PCR). Os laboratórios que assinalarem interesse neste link receberão a rodada inicial sem custos.
Considerado pelas autoridades de saúde como um dos desafios para controlar o vírus da Monkeypox, o diagnóstico rápido e preciso também permite que o isolamento do paciente seja imediato.
Os laboratórios participantes do EP contribuirão com informações fundamentais para demonstrar ao mercado o desempenho dos sistemas analíticos já disponíveis para identificação do vírus Monkeypox.
Ao se inscreverem no Ensaio de Proficiência, esses laboratórios também evidenciam seu compromisso com a credibilidade e a qualidade dos seus laudos.
As rotinas laboratoriais precisam de monitoramento contínuo e de uma avaliação periódica desse acompanhamento, pois desempenham um papel fundamental nos principais processos de detecção, avaliação, resposta, notificação e monitoramento de eventos de saúde pública.
Quer evidenciar seu compromisso com a qualidade deste exame? Realize aqui a sua inscrição e participe!