A correta identificação dos casos é uma aliada para o tratamento clínico frente às internações por infecção aguda nas vias respiratórias
No início de abril, o Boletim InfoGripe da Fiocruz mostrou crescimento expressivo, em 15 estados brasileiros, de novas internações de crianças por Vírus Sincicial Respiratório (RSV), principal agente causador de bronquiolite aguda e pneumonia.
O aumento da procura pelo exame que detecta o vírus requer atenção dos laboratórios para que haja a correta identificação dos casos e a sua distinção dos outros vírus em circulação que causam sintomas passíveis de serem confundidos em diagnóstico clínico.
A liberação de laudos confiáveis promove condutas clínicas adequadas, orienta políticas públicas e chancela a excelência do laboratório.
Neste sentido, a Controllab, maior empresa de Controle de Qualidade Laboratorial da América Latina, disponibiliza os programas de qualidade para Vírus Sincicial Respiratório em rotinas moleculares e TLR/Point of Care. São soluções que evitam erros na fase analítica e custos nas repetições.
As ações de prevenção proporcionadas pelas ferramentas da qualidade são mais eficientes do que as ações de correções, pois evitam desperdícios de insumos, otimizam a mão de obra humana e tornam as análises mais produtivas e confiáveis.
Conheça as soluções disponíveis para as rotinas de Vírus Sincicial Respiratório e outras doenças respiratórias neste link.