Controllab participará do evento Metrologia 2021

Controllab participará do evento Metrologia 2021

Controllab

Controllab marcará presença no workshop da Remeq-I, que compõe uma das atividades do evento e tem o objetivo de promover a troca de experiências, a colaboração técnica e a integração dos interesses

A Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) e o Inmetro realizarão o evento “Metrologia 2021”, entre os dias 18 e 21 de outubro. O evento contará com seis atividades simultâneas na área.

Neste evento, acontecerá o VI Workshop da Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I). Esta atividade visa reunir os diversos profissionais da metrologia química no Brasil com o objetivo de promover a integração de interesses, troca de experiências e a colaboração técnica.

Duas mesas redondas integrarão esse workshop. A Controllab participa na segunda do dia, com o tema “Ferramentas metrológicas para a qualidade do diagnóstico in vitro da Covid-19”. O gestor de Ensaios Químicos, Vinícius Dias, participará de uma discussão sobre a produção de Materiais de Referência (MR) e oferecimento de Ensaios de Proficiência (EP) como ações para a garantia da qualidade dos diagnósticos da Covid-19.

“A Controllab foi pioneira nos controles para Covid-19. A agilidade, o pioneirismo e o comprometimento para com os laboratórios fizeram com que o provedor conquistasse o primeiro reconhecimento NBR ISO/IEC 17043 para os principais métodos. Compartilhar sobre essa trajetória, que envolveu vários desafios, entre eles desenvolver o controle de qualidade para Covid-19 enquanto o próprio setor aprendia com o diagnóstico da doença, será enriquecedor para os participantes da mesa”, comenta Vinícius Dias.

Nesta atividade, além da Controllab, estarão presentes o PNCQ, Inmetro e o Banco de Células do Rio de Janeiro. Cada um dos participantes fará uma pequena apresentação de dez minutos, para que no final, haja uma discussão entre os mesmos, abrindo a palavra aos expectadores para perguntas.

Por que participar do workshop?

Coordenado pela Dr.ª Áurea Valadares, o workshop terá foco na produção de padrões/Materiais de Referência e na organização de comparações interlaboratoriais/Ensaios de Proficiência. Além disso, a atividade visa levantar as principais dificuldades enfrentadas para que a Remeq-I encontre soluções e parcerias que possam ajudar os laboratórios a superá-las.

A Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I) tem a missão de contribuir para a confiabilidade nas medições em química no país, disseminando a cultura da metrologia, promovendo o desenvolvimento e uso de Material de Referência, Material de Referência Certificado, o provimento de Ensaios de Proficiência e a cooperação entre seus integrantes para proporcionar ao setor produtivo condições para melhorar a qualidade dos produtos e serviços.

O Workshop será virtual e a mesa redonda com a participação da Controllab acontecerá das 17h às 18h30 no dia 21 de outubro de 2021. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.