Atualização Sobre os Consensos de FAN Hep-2

Atualização Sobre os Consensos de FAN Hep-2

A aula destacou os principais pontos relacionados à classificação dos padrões e a harmonização dos procedimentos, permitindo aos participantes uma revisão rápida e efetiva do tema.

Foram abordadas as recomendações do Consenso Brasileiro para pesquisa de autoanticorpos em células HEp-2 (CBA/HEp-2) e do International Consensus on ANA Patterns (ICAP) com destaque para as últimas atualizações:

• Árvores de Classificação
• Novos padrões
• Novas diretrizes para o laudo
• Padrões complexos
• Harmonização entre o Consenso Brasileiro e o ICAP
• Estratégias de atualização e educação continuada

  • Dr. Wilson de Melo Cruvinel

    Graduado em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestrado em Imunologia pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Ciências Aplicadas à Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo. Diretor da Escola de Ciências Médicas e da Vida da PUC Goiás e Professor Adjunto de Imunologia do curso de Medicina da mesma instituição. Membro do Consenso Brasileiro para pesquisa de autoanticorpos em células HEp-2 (CBA/HEp-2) e membro do International consensus on ANA Patterns - ICAP. Assessor científico do programa FAN HEp-2, da Controllab.

Outros Encontros

Inflamação na Citologia Ginecológica: Como Reconhecer Alterações Reativas e Evitar Armadilhas Diagnósticas no Papanicolau
A Ameaça Fantasma: Phytobacter e a Crise da Identificação Laboratorial
Paraproteinemias e Gamopatias Monoclonais: Abordagem Laboratorial Prática
plugins premium WordPress
X

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PMR 0009

Produtor de Material de Referência Certificado

Acreditado pela Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro​

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Cgcre, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

Materiais de Referência Certificados - PMR 0009 - ABNT NBR ISO 17034-Controllab

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

CAL 0214

Laboratório de Calibração

Acreditado pela Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro​

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Cgcre. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Calibração de Instrumentos - CAL 0214 - ABNT NBR ISO/IEC 17025 - Controllab

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Provedor de Ensaio de Proficiência

Acreditado pela Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Cgcre como provedor de ensaio de proficiência, sob o nº PEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

Ensaio de Proficiência - PEP 0003 - ABNT NBR ISO/IEC 17043 - Controllab

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)