Gestão da Fase Analítica do Laboratório – Como assegurar a qualidade na prática (vol. III)

Gestão da Fase Analítica do Laboratório – Como assegurar a qualidade na prática (vol. III)

CONTROLLAB – 2012

Esta coleção chega ao seu terceiro volume mantendo o propósito de desmistificar ferramentas de gestão que auxiliam os laboratórios a prover laudos confiáveis mediante processos qualificados e sustentáveis. A gestão da qualidade já é velha conhecida. A profissionalização da gestão laboratorial já é uma realidade. A demanda por profissionais qualificados só aumenta, e a busca por atualização e conhecimento se intensifica a cada dia. Novas formas de se gerir o negócio e seus processos surgem a todo momento. E o foco na eficiência e na eficácia dos processos se consolida para garantir a sustentabilidade do negócio e a satisfação do cliente.

Este volume é composto por seis capítulos e, diferentemente dos volumes anteriores, que descreveram ferramentas de aplicação geral, cinco desses novos capítulos são dedicados às especificidades do controle de processos de oagulação, gasometria, hematologia, urinálise e parasitologia. Ferramentas específicas para a monitoração e o ontrole dos processos dessas áreas foram descritas, e particularidades para aplicação de ferramentas apresentadas nos outros volumes foram exploradas em detalhes. Um último capítulo se dedica a enumerar métricas para o controle em múltiplas dimensões, ampliando a visão e a aplicação de indicadores na monitoração dos processos.

Os capítulos foram estruturados com aspectos teóricos e práticos, abordados de forma objetiva e mais simplificada possível, com foco principal na eficácia dos processos, conforme a proposta desta coleção de auxiliar o leitor a compreender e implantar ferramentas de gestão para assegurar a qualidade da fase analítica.

O desejo dos que colaboraram e se dedicaram a elaborar este volume é que o leitor identifique práticas que possam ser aplicadas na sua rotina, que consiga implementá-las a partir do conhecimento aqui compartilhado e, por fim, que isso contribua para a confiabilidade dos resultados gerados pelo laboratório e para a satisfação dos seus clientes.

Volume III
– Controle de Processo em Coagulação
– Controle de Processo em Gasometria
– Controle de Processo em Hematologia
– Controle de Processo em Parasitologia
– Controle de Processo em Urinálise
– Métricas do Controle de Processos

Veja também

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR

Você está quase lá

Antes de realizar o download do livro, por favor informe seu e-mail.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)