A carta de Wilson Shcolnik sobre sua participação na Conferência 2024, no Canadá, foi publicada no boletim eletrônico da Federação Internacional.
No mês de junho, Dr. Wilson Shcolnik e Dr. Alex Galoro, representantes da SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial) e, Fernando Berlitz, gestor de indicadores e acreditações da Controllab, apresentaram, na Conferência 2024, a plataforma de indicadores Metricare, iniciativa brasileira lançada em 2006 pela SBPC/ML e Controllab, e que atualmente atende cerca de 400 organizações em 17 países.
O evento foi organizado pela CSCC (Canadian Society of Clinical Chemists), em Quebec, Canadá. Os especialistas participaram de um simpósio que reuniu membros do grupo de trabalho Laboratory Errors and Patient Safety (WG-LEPS) da IFCC (International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine) para discussão sobre as perspectivas da melhoria da qualidade na medicina laboratorial e segurança do paciente.
Dr. Wilson Shcolnik apresentou a experiência e os principais insights da gestão comparativa de indicadores laboratoriais, ressaltando a contribuição dos dados brasileiros e a criação de novos indicadores, como os de microbiologia. As discussões enfatizaram a padronização internacional, a segurança do paciente e a sustentabilidade dos laboratórios, além de identificar oportunidades de melhoria para as diretrizes e projetos futuros da IFCC, beneficiando os laboratórios participantes da Metricare.
Após a participação na Conferência, Dr. Wilson, salientou em carta à IFCC a relevância dessa troca de experiência, enfatizando os seguintes pontos:
- a intensa interação com profissionais de laboratórios canadenses e professores presentes;
- sua participação no simpósio da IFCC sobre Melhoria da Qualidade em Medicina Laboratorial e Segurança do Paciente, nos workshops científicos sobre QIs em POCT, e nas reuniões do grupo de consenso;
- os objetivos de sua participação, como compartilhar conhecimentos sobre laboratórios clínicos brasileiros, sistemas de qualidade, programas de acreditação, e o programa brasileiro de indicadores de qualidade;
- os principais temas discutidos no Grupo de Consenso e os próximos passos para divulgar as conclusões e recomendações do WG-LEPS.
A Federação, reconhecendo as valiosas contribuições, publicou as considerações do especialista e você confere a carta na íntegra, na edição Julho/Agosto 2024 do periódico.
Este reconhecimento destaca a relevância de Metricare no cenário internacional, consolidando-a como ferramenta essencial para a gestão comparativa de indicadores laboratoriais e impactando positivamente a saúde global.