Qualidade analítica será tema de curso no 1º Congresso Virtual da SBPC/ML

Especialistas contribuirão com informações imprescindíveis sobre o controle de qualidade frente a períodos desafiantes, como o da pandemia da Covid-19.

Entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, a Sociedade Brasileira De Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) realizará seu 1° Congresso Virtual. Com o tema “O laboratório clínico agregando valor na pandemia do novo Coronavírus”, serão oferecidas uma série de debates relevantes e que trarão muitas atualizações acerca da patologia clínica no cenário atual da doença.

Nesta edição, especialistas em qualidade analítica contribuirão com suas expertises para os tradicionais cursos pré-congresso. Os profissionais Rafael Monsores Lopes, Claudio Rodrigues Bastos e Lívia de Oliveira Soares irão desmembrar o tema “Qualidade analítica dos sistemas laboratoriais: como otimizar as análises sem comprometer a qualidade”.

O curso é de extrema importância ao setor frente à pandemia do novo Coronavírus, na qual colocou todos os laboratórios em uma das mais desafiadoras missões da atualidade: garantir a qualidade dos resultados em um cenário de adaptação das rotinas.

Para Rafael Monsores Lopes, gestor de serviços da Controllab, o curso é uma oportunidade de discutir com profundidade as mudanças noticiadas recentemente. “A pandemia mudou muito os processos laboratoriais e a parte analítica ficou ainda mais evidente. O curso trará bons frutos aos laboratórios que precisam se adaptar a essas mudanças e que sempre buscam manter ou melhorar a qualidade analítica”, conta.

Falar sobre controle de qualidade em um congresso como o da SBPC/ML também é uma forma de colaborar com o setor de diagnósticos. Para Lopes, gerenciar controle de qualidade neste período não é uma tarefa fácil. “O laboratório tem que realizar suas análises críticas para cada exame e conjunto analítico de forma mensal e até diária. São muitos exames para analisar. Isso toma muito tempo dos analistas, que poderiam estar se dedicando apenas para analisar o que realmente precisam. O curso trará pontos fundamentais que ajudarão a maximizar o tempo e, com isso, reduzir custos e ainda garantir a qualidade dos dados reportados ao paciente ou médico”, sinaliza.

O curso acontecerá no dia 26 de setembro (sábado), a partir das 14h, na sala 07, e ainda dá tempo de se inscrever. O conteúdo será dividido em três etapas nas quais serão apresentados processos e soluções que trarão ganhos ao laboratório.

Confira o conteúdo:

14h às 14h50 Excelência Analítica: Ensaio de Proficiência - Claudio Bastos
14h50 às 15h40 Controle do Processo Analítico: Controle Interno - Lívia Soares
15h40 às 16h30 Gestão da Qualidade: Fase Analítica - Rafael Monsores

O Congresso Virtual será uma oportunidade ímpar para os profissionais de laboratório que muitas vezes não conseguem se afastar por dias das suas atividades para assistirem ao evento presencial.

As inscrições para o curso podem ser feitas no site, onde também é possível consultar toda programação. Participe!

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR

acesso ao sitema

Estamos enfrentando alguns problemas de acesso ao sistema, pedimos a compreensão de todos. Tente novamente em alguns minutos.

AVISO DE COOKIES

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse.

Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.