Desde o início da pandemia, as organizações estão sendo desafiadas em suas rotinas. Os laboratórios, em meio a esses ajustes e adequações das equipes, introduziram com agilidade a detecção para o SARS-CoV2 (COVID-19) em suas análises.
Diante desse cenário, 124 laboratórios participaram do primeiro Ensaio de Proficiência (EP) realizado no Brasil para SARS-CoV2, uma iniciativa da Controllab em parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Os laboratórios participantes contribuíram com informações fundamentais para demonstrar ao mercado o desempenho dos sistemas analíticos utilizados. A Controllab parabeniza esses laboratórios pela participação e por estarem comprometidos com a credibilidade e a qualidade dos seus laudos, apoiando o diagnóstico para o SARS-CoV2 com informações confiáveis. No mapa a seguir, estão listados os participantes da iniciativa.
O comportamento obtido na comparação interlaboratorial foi analisado por um grupo de especialistas do setor diagnóstico e disponibilizado em um relatório. O conteúdo está enriquecido de informações para auxílio aos fabricantes de kits diagnósticos e, especialmente, aos laboratórios, demonstrando a relevância do controle de qualidade em períodos de incertezas e complexidades. Acesse o documento publicado clicando na imagem do relatório.
Acesse aqui
o relatório da primeira avaliação de ensaio de proficiência pioneiro em todos os métodos de detecção do SARS-CoV2
Para atender aos novos participantes, no dia 15/06 será enviada a segunda rodada dos controles externos para COVID-19. Essa é uma oportunidade para mais laboratórios fortalecerem imediatamente os seus sistemas de gestão da qualidade. Ao inscreverem-se, construirão, juntamente com os atuais participantes, um panorama mais amplo de dados e informações importantes para o setor.
Participe, contribua e ajude o mercado diagnóstico laboratorial!
Os laboratórios interessados podem realizar as inscrições diretamente nesta página.