A identificação correta dos casos é fundamental para o tratamento clínico.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, recentemente, os países sobre um aumento de casos de pneumonia decorrente de infecção por Mycoplasma pneumoniae. Essa bactéria é altamente contagiosa, pois se propaga pelo ar, diferente de outras, que geralmente se espalham por contato com água, secreção, alimentos e objetos infectados. As crianças são as principais acometidas.
O aumento da procura pelo exame de detecção requer atenção dos estabelecimentos de análises, para que haja a correta identificação dos casos e a sua distinção de outras doenças em circulação, que causam sintomas passíveis de serem confundidos em diagnóstico clínico.
Importância do controle de qualidade
A liberação de laudos confiáveis promove condutas clínicas adequadas, orienta políticas públicas e chancela a excelência da organização. Neste sentido, a Controllab, disponibiliza programas de qualidade para Mycoplasma pneumoniae em rotinas moleculares e de imunologia. As soluções evitam erros na fase analítica e custos nas repetições.
As estratégias de prevenção viabilizadas pelas ferramentas da qualidade demonstram eficácia superior às medidas corretivas. Ao antecipar potenciais desvios no processo analítico, essas abordagens evitam o desperdício de insumos e aprimoram a eficiência da mão de obra humana, resultando em análises mais produtivas e confiáveis.
Conheça as soluções disponíveis para assegurar a confiabilidade das rotinas de Mycoplasma pneumoniae e outras doenças respiratórias neste link.