Em série de entrevistas para o Conversa de Evento, especialistas compartilham com o público os enfoques que levaram à premiação dos trabalhos no congresso.
Entre os dias 4 e 8 de setembro, o Centro de Convenções Pro Magno, em São Paulo, foi palco do 55º CBPC/ML, organizado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Este ano o evento ocorreu em conjunto com o 32º Congresso da WasPALM – World Association Of Societies Of Pathology and Laboratory Medicine.
O congresso reuniu cerca de 7 mil participantes e contou com a participação de 250 palestrantes nacionais e 70 internacionais, que promoveram 50 horas de conteúdo, abrangendo 170 atividades, entre cursos pré-congresso, mesas-redondas, conferências, workshops, apresentações de trabalhos com temas livres, encontros com especialistas, lançamentos de campanhas, livros, e muito mais.
Trabalhos e premiações
Um dos pontos altos do evento foi a cerimônia de encerramento, na qual os vencedores da categoria “Tema Livre” foram premiados. Essa categoria é subdividida em duas: Tradicional e PALC.
Na Tradicional, os trabalhos deveriam ser relacionados a áreas como bioquímica e toxicologia; diagnóstico molecular; educação em patologia clínica; fases pré e pós-analítica, entre outras.
A PALC, por sua vez, é exclusiva para profissionais de laboratórios acreditados pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da SBPC/ML e que estejam em dia com a acreditação. Os temas livres PALC deveriam ser sobre acreditação e melhoria contínua na rotina dos laboratórios clínicos.
Entrevistas com os premiados
A Controllab, que desempenhou papel ativo no 55º CBPC/ML, promovendo atividades interativas e diversas iniciativas educacionais, identificou a importância de conversar com alguns dos especialistas premiados e saber mais sobre as pesquisas e os métodos que obtiveram reconhecimento no congresso.
O resultado foi uma série de entrevistas esclarecedoras realizada pelo gestor educacional, Dr. José Tesser Poloni. Os vencedores compartilharam informações enriquecedoras para os profissionais que atuam na área da patologia clínica e medicina laboratorial.
A seguir, basta clicar sobre o nome dos entrevistados e conferir cada uma das entrevistas:
- Dra. Camila Spineli, biomédica e analista no Senne Liquor Diagnóstico – Vencedora do prêmio Dr. João Nilson Zunino com o trabalho “Utilidade Clínica do Filmarray® no Diagnóstico de Infecções do Sistema Nervoso Central – Líquidos Biológicos e Urinálise”;
- Dra. Patrícia Azevedo, biomédica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – Vencedora do prêmio Dr. Luiz Gastão M. Rosenfeld com o trabalho “Interferência Causada pela Hemólise nos Testes De Coagulação em Laboratório de um Hospital Terciário”;
- Dra. Tawana Correa Rodrigues, farmacêutica, atua no Sabin Diagnóstico e Saúde – Vencedora do prêmio Dr. José Carlos Basques com o trabalho “Estimação Indireta dos Intervalos de Referência Pediátrico e Adulto do Mensurando Zinco em Plasma no Método Turbidimétrico”;
- Dra. Stela Cristina de Quadros Nakatani (farmacêutica-bioquímica e industrial); Dra. Alexa Sandra Fujita (farmacêutica-bioquímica); Dra. Camila Barbosa (biomédica); Dra. Daniane Grando (farmacêutica-bioquímica) e Dr. Marcos Sluzala (biomédico) integrantes da equipe DASA – Vencedores do prêmio Dr. Evaldo Melo com o trabalho “Estudo de Validação da Estabilidade Pré-Analítica Estendida para Exames de Coagulação”.
Vale ressaltar que as abordagens estão disponíveis na aba evento da página “Conversa D”. Lá, também é possível conferir outras conversas para aprimorar o seu conhecimento.
Aproveite e inscreva-se no canal da Controllab no YouTube para acessar em primeira mão os conteúdos educacionais produzidos.