Em entrevista para o Conversa D, Fernando Berlitz, compartilhou detalhes sobre sessão científica ministrada no congresso da ADLM 2024, realizado em julho em Chicago.
Organizado pela Association for Diagnostics & Laboratory Medicine (ADLM), o congresso atraiu mais de 18.000 participantes de todo o mundo e apresentou 250 sessões educacionais, abrangendo uma vasta gama de temas relevantes para a saúde e a medicina laboratorial.
No Conversa D mais recente, Fernando Berlitz, gestor de acreditação e indicadores da Controllab, destacou sua participação na sessão científica “Indicadores Internacionais de Qualidade: Experiências, Oportunidades e Desafios”. Ele apresentou o trabalho pioneiro da Controllab na análise comparativa de indicadores laboratoriais, enfatizando a evolução de quase duas décadas da Metricare (anteriormente PBIL). Hoje, a Metricare se destaca como a maior plataforma global de benchmarking laboratorial, tanto em número de participantes quanto em diversidade de indicadores.
Sessão Científica
A discussão foi moderada pelo Dr. Vincent De Guire, bioquímico canadense e uma das lideranças do Laboratory Errors and Patient Safety (WG-LEPS) do International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC).
Durante a entrevista, Berlitz destacou que a proposta da sessão foi fundamentada na apresentação de iniciativas de benchmarking consolidadas, com resultados concretos validados pela IFCC. Segundo ele, a aprovação do tema pela comissão científica da ADLM reflete a relevância e a aplicabilidade desses tópicos para os laboratórios no contexto atual.
Berlitz comentou: “Estamos em uma era de medicina baseada em evidências e big data, onde há muitos dados circulando nas operações de saúde. Cada vez mais, é fundamental nos capacitarmos para saber como utilizar esses dados de forma eficiente, gerando melhorias tanto para as organizações de saúde quanto para os pacientes. Estamos sendo cada vez mais cobrados para sermos mais eficientes e gerarmos valor com menos recursos. Por isso, os dados são essenciais para identificarmos onde priorizar os investimentos e garantir que tragam valor real às organizações.”
A sessão científica abordou a experiência brasileira na gestão comparativa de indicadores, proporcionando uma troca rica de conhecimentos e práticas entre os participantes. Berlitz mencionou a RDC 786/2023 como um marco legal essencial para a prática da gestão de indicadores no Brasil e enfatizou a importância da integração de dados por meio de sistemas de informação laboratorial (LIS), que asseguram a segurança dos dados e aumentam a eficiência dos laboratórios, reduzindo o esforço para coleta, tratamento e envio de dados.
Outros tópicos discutidos incluíram o piloto Brasil-Canadá para a IFCC, os primeiros resultados do projeto de indicadores de microbiologia e os indicadores relacionados à comunicação de erros laboratoriais, destacando o compromisso com a melhoria contínua da qualidade dos serviços laboratoriais e a segurança do paciente.
O futuro dos indicadores
Berlitz destacou a importância da troca de conhecimentos em eventos internacionais para os laboratórios brasileiros. Além da sessão científica da Controllab, outras iniciativas no congresso evidenciaram o papel crescente da gestão de indicadores.
O evento abordou a sustentabilidade ambiental nos laboratórios, alinhada com a abordagem LEAN para minimizar desperdícios. Essa temática está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos indicadores ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) na plataforma Metricare, que busca não apenas reduzir desperdícios, mas também integrar aspectos socioambientais e de governança aos resultados financeiros dos laboratórios.
Trabalhos científicos (pôsteres) também exploraram estudos sobre índices relacionados à resistência em culturas de vigilância, erros na fase pré-analítica e comunicação de resultados críticos aos pacientes.
Berlitz anunciou que muitas das abordagens discutidas no ADLM já estão sendo incorporadas na plataforma Metricare, que continua a evoluir para oferecer ferramentas avançadas para otimizar a gestão e o benchmarking dos processos laboratoriais.
Assista agora mesmo
Você confere a abordagem completa no Conversa de Evento.
Aproveite e inscreva-se no canal da Controllab no YouTube para acessar em primeira mão os conteúdos educacionais produzidos pela empresa.