Iniciativa organizada pela SBPC/ML e Controllab consolida o compromisso das instituições com a melhoria da qualidade e eficiência do setor de saúde.
No último sábado, dia 25 de novembro de 2023, aconteceu o 1º Fórum de Indicadores em Microbiologia Laboratorial. O evento reuniu competências para impulsionar a gestão de desempenho, visando aprimorar os serviços oferecidos aos pacientes e garantir a sustentabilidade do segmento laboratorial.
Essa iniciativa pioneira reuniu especialistas da área, empresas do setor e também de tecnologia, com o objetivo de discutir uma proposta de indicadores que permita monitorar estratégias, gestão financeira, processos, qualidade técnica, pessoas e recursos, desfechos para o paciente, aspectos epidemiológicos, entre outras dimensões relevantes da área microbiológica.
A Microbiologia é uma área de extrema importância dentro do contexto clínico. Além de fornecer informações fundamentais para a conduta médica e o desfecho do paciente, o setor de microbiologia também tem um impacto significativo na satisfação de médicos e pacientes, contribuindo para a reputação do laboratório e sua sustentabilidade no segmento de atuação.
Durante o fórum, um grupo de microbiologistas especialistas da área e com atuação em serviços laboratoriais de referência no Brasil foi convidado para colaborar voluntariamente com o desenvolvimento de uma proposta de indicadores para esse segmento da medicina laboratorial.
Os especialistas e suas respectivas instituições participantes foram: Cesar Alex Galoro (Ex-Presidente SBPC/ML e Grupo Sabin), André Doi (Diretor Científico SBPC/ML e Hospital Albert Einstein), Alessandro Silveira (FURB e Genolab), Ana Paula Cury (Hospital das Clínicas SP), Carlos Eduardo Domingos (Diagnósticos do Brasil), Cássia Zoccoli (DASA e BrCAST), Danielle Doro (Sabin), Débora Krenke (DASA), Giselle Cortivo (Mercolab), Iara Santiago (Laboratório São Paulo), Jorge Sampaio (BrCAST e USP), Keite Nogueira (UFPR/ Hospital das Clínicas PR), Luis Henrique Guimarães (SBM e Universidade de São Paulo – FFCLRP), Mara Elisa B. Lemo (Fleury), Mireille Sousa (Hermes Pardini), Paula Koga (Hospital Albert Einstein), Pedro Peloso (Rede D’Or) e Soraya de Andrade (AFIP).
O evento iniciou com a abertura oficial do Dr. Alex Galoro, ex-presidente da SBPC/ML e atualmente coordenador do Comitê Técnico-Científico de Indicadores nessa entidade.
As discussões foram moderadas pela microbiologista Carmen Paz Oplustil (Formato Clínico) e pelo gerente de Indicadores e Acreditações da Controllab, Fernando Berlitz. Eles contaram com o apoio da equipe Controllab (Fernanda de Paula, Juliana Tobler, Rafael Balthazar, Rafael Lopes, Shirley Lima, Thiago Saturnino e Vinícius Biasoli).
O fórum também contou com a participação de relevantes entidades e empresas, incluindo: Luis Henrique Guimarães (Presidente SBM), Josely Chiarella (Diretora Técnica CBDL), Andre L Santos (BD), Karime Borges (Sarstedt), Juarez Cunha (Plastlabor), Luana Massi, Ruan Fernandes e Samir Weres (bioMérieux).
Para viabilizar a captura automática de dados, garantindo maior eficiência e segurança nas informações, o fórum teve a contribuição dos especialistas das empresas de tecnologia homologadas pela SBPC/ML e Controllab: Durval Belém (Karyon Consultoria), Carlos Lachter (HTS High Tech Systems), Lukas M Christensen e Marcelo Carbonari (Matrix Sistemas) e Anderson Luiz Ferreira (TCM Informática).
Os participantes do fórum investiram seu tempo e conhecimento em prol de uma proposta de indicadores que auxilie no monitoramento e na tomada de decisões da área microbiológica para impulsionar a eficiência operacional dessas rotinas, resultando em melhores resultados para os pacientes e promovendo a sustentabilidade do setor de saúde.
O evento aconteceu na unidade Senac Tiradentes, em São Paulo, que disponibilizou a estrutura em iniciativa parceira. Dentre as renomadas marcas que se reuniram no 1º Fórum de Indicadores em Microbiologia Laboratorial, destacam-se os patrocinadores BD, Sarstedt e Plastlabor, que evidenciaram seu apoio às principais instituições de medicina laboratorial.
Essa iniciativa é promovida pela Metricare, uma plataforma de dados que facilita o dia a dia da tomada de decisão em empresas de saúde e bem-estar, fortalecendo o mercado.
O trabalho realizado no fórum terá continuidade por meio do Comitê Técnico de Indicadores da SBPC/ML, em parceria com o Comitê Técnico de Microbiologia da mesma entidade, conforme prevê a governança da plataforma de indicadores Metricare. Em breve, os dados e ações consolidados no fórum serão compartilhados com o público. Para acompanhar essas informações, siga as redes sociais da SBPC/ML, Controllab e Metricare.