Parceria com instituições de saúde fortalece o monitoramento do VigiRAM, ampliando a vigilância e prevenção no Brasil.
A Resistência Aos Antimicrobianos (RAM), considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das maiores ameaças à saúde global, ganhou reforço no Brasil. A Controllab, referência em controle da qualidade laboratorial na América Latina, passou a integrar o projeto VigiRAM – Fortalecimento de um Sistema Brasileiro de Vigilância e Prevenção da Resistência Antimicrobiana. A iniciativa monitora e previne a disseminação de microrganismos resistentes em todos os estados.
Coordenado pelo Laboratório de Bacteriologia Aplicada à Saúde Única e Resistência Antimicrobiana (LabSUR/LAPIH) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), pela Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (CGLAB/SVSA/MS) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná (Lacen-PR), o projeto conta com a parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e de duas instituições da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Laboratório Especial de Micologia (LEMI) e o Grupo de Análise em Infecções e Antimicrobianos (GAIA), e é financiado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC/EUA).
A meta é ampliar e fortalecer um sistema nacional capaz de monitorar, prevenir e responder de forma ágil aos casos de RAM, um problema que ameaça a eficácia de tratamentos e aumenta o risco de surtos hospitalares. Essas ações estão amplamente integradas com o Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos, fortalecendo a saúde pública do país.
Participação Controllab
Ao longo de 2025, a Controllab foi contratada para contribuir com o projeto por meio do desenvolvimento e execução de programas customizados de Controle da Qualidade Externo (Ensaio de Proficiência) nas áreas de bacteriologia e micologia, além do fornecimento de Cepas de Referência. Essas ações são complementadas por iniciativas educacionais, promovendo a qualificação contínua dos laboratórios participantes e fortalecendo o monitoramento no país.
O VigiRAM reúne 56 instituições distribuídas por todos os estados brasileiros, incluindo 27 hospitais sentinelas, 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) e dois laboratórios de pesquisa especializados. O foco está na identificação de microrganismos, análise de sensibilidade a antimicrobianos e realização de testes fenotípicos e genotípicos para resistência bacteriana e fúngica.
Impacto na saúde pública
A participação da Controllab potencializa o impacto do projeto, reforçando a capacidade nacional de vigilância frente a RAM. A implementação dos programas de qualidade, já reconhecidos no segmento analítico, promove mais precisão nos testes microbiológicos, fator essencial para diagnósticos confiáveis, rotinas laboratoriais aprimoradas e políticas públicas bem fundamentadas.
Essa colaboração reafirma o compromisso da comunidade científica e da saúde pública com a segurança sanitária e a qualidade de vida da população. Para a Controllab, participar da iniciativa está alinhado com sua missão de garantir a exatidão e a confiabilidade dos resultados laboratoriais, elementos fundamentais para diagnósticos corretos e cuidados eficazes à saúde das pessoas.