Boas Práticas no exame integrado de Gasometria

Boas Práticas no exame integrado de Gasometria

O Encontro Online foi ministrado pelo Dr. Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, médico patologista clínico, mestre e doutor em Medicina, gerente médico no Einstein Hospital Israelita, coordenador no Laboratório Central da Escola Paulista de Medicina/Hospital de São Paulo e diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC/ML.

A aula abordou aspectos pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos dos exames de gasometria, eletrólitos e metabólitos, integrados à avaliação ácido-base, além de aspectos clínicos e laboratoriais.

Com conteúdo atualizado, a capacitação proporcionou uma visão abrangente do exame integrado de gasometria, abordando desde a correta indicação e coleta de amostras venosas e arteriais, até transporte, armazenamento, processamento, controle de qualidade e interpretação dos resultados.

Perguntas & Respostas

A seguir, encontram-se as dúvidas que não foram respondidas durante o Encontro Online.

Sobre harmonização/comparabilidade entre equipamentos de gasometria, poderia indicar como fazer uma vez que a amostra tem limitações de tempo e exposição ao ar?

Processar rapidamente (até 30 minutos da coleta) as amostras entre os equipamentos e avaliar os resultados, garantindo que as seringas das amostras da rotina não sejam expostas ao ar. Uma opção é utilizar as amostras de controle externo por equipamento, como resultado de comparabilidade.

Idem resposta acima.

Pelo menos 1 vez ao ano, sendo necessário avaliar se as instituições acreditadoras alteraram a exigência.

Estão recebendo oxigênio por máscara ou cateter.

Não, avaliam de forma diferente.

Corrigir os valores de acordo com a temperatura da amostra, assim como é feita a correção para a pressão atmosférica (inserida no equipamento). Para a temperatura, os equipamentos estão padronizados para 37 °C. Em casos de hipertermia ou hipotermia, os valores aferidos de pressão parcial de oxigênio, CO₂ e pH podem não refletir com precisão o estado fisiológico in vivo, levando a interpretações clínicas equivocadas se não forem ajustados. A afinidade pelo oxigênio, por exemplo, diminui com o aumento da temperatura. Tabela abaixo: curva de dissociação de oxigênio.

Sim. Para amostras de sangue venoso. Tubo com heparina. Colocar na sequência correta de tubo. Sistema fechado. Tem que avaliar cada sistema de coleta se permite a inclusão do seringa com heparina balanceada. Sangue arterial – coleta separada de sítio arterial.

Você pode suspeitar, avaliando a correlação clínica. Avaliando somente no laboratório, não. Ou valores que requerem nova coleta? Só com laboratório, não.

  • Dr. Carlos Eduardo dos Santos Ferreira

    Médico patologista clínico, mestre e doutor em Medicina, gerente médico no Einstein Hospital Israelita, coordenador no Laboratório Central da Escola Paulista de Medicina/Hospital de São Paulo e diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC/ML.

  • Dr. José Antônio Tesser Poloni

    Farmacêutico-bioquímico graduado pela PUCRS, mestre e doutor em Ciências da Saúde pela UFCSPA, gestor educacional e consultor para Uroanálise na Controllab.

Outros Encontros

Inflamação na Citologia Ginecológica: Como Reconhecer Alterações Reativas e Evitar Armadilhas Diagnósticas no Papanicolau
A Ameaça Fantasma: Phytobacter e a Crise da Identificação Laboratorial
Paraproteinemias e Gamopatias Monoclonais: Abordagem Laboratorial Prática
plugins premium WordPress
X

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PMR 0009

Produtor de Material de Referência Certificado

Acreditado pela Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro​

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Cgcre, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

Materiais de Referência Certificados - PMR 0009 - ABNT NBR ISO 17034-Controllab

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

CAL 0214

Laboratório de Calibração

Acreditado pela Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro​

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Cgcre. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Calibração de Instrumentos - CAL 0214 - ABNT NBR ISO/IEC 17025 - Controllab

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Provedor de Ensaio de Proficiência

Acreditado pela Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Cgcre como provedor de ensaio de proficiência, sob o nº PEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

Ensaio de Proficiência - PEP 0003 - ABNT NBR ISO/IEC 17043 - Controllab

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)