A adesão da empresa a importantes Sociedades Científicas Internacionais e eventos globais reflete o seu compromisso contínuo com a excelência.
Nos últimos anos, a trajetória de vanguarda, liderança, qualidade e profissionalismo da Controllab tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Essa expansão global contribui com a missão de elevar os padrões da qualidade laboratorial e inserir inovação e excelência nas suas soluções.
Adesão às Sociedades Científicas Internacionais
A Controllab é membro de importantes Sociedades Científicas Internacionais, como a International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC) e a European Organisation for External Quality Assurance Providers in Laboratory Medicine (EQALM). Essas adesões evidenciam o compromisso da empresa com a qualidade e a excelência das suas atividades.
Representada pelo seu time de especialistas, a Controllab participa ativamentente das discussões sobre o aprimoramento do controle da qualidade laboratorial e os cuidados de saúde em nível mundial, integrando diversos grupos de trabalho. Conheça cada um deles a seguir.
Task Force on Global Lab Quality (TF-GLQ)
O gestor educacional da Controllab, José Poloni, é um dos profissionais que faz parte do Task Force on Global Lab Quality (TF-GLQ). Ele salienta a relevância do grupo e a importância do intercâmbio de conhecimento possibilitado por essa integração:
– O TF-GLQ tem um olhar global, porém, bastante voltado para os países com maior dificuldade em termos econômicos, fazendo uma abordagem estruturada, abrangente e colaborativa para a implementação e monitoramento dos programas de controle da qualidade interno e externo nos laboratórios clínicos. A importância do grupo reside na sua força de trabalho voltada para treinamento contínuo, suporte científico e expansão global dos programas de controle da qualidade. Seus diferenciais incluem uma metodologia com forte base científica e um compromisso com a capacitação e a sustentabilidade dos laboratórios participantes, destaca Poloni.
Para o especialista, participar ativamente das discussões promovidas pelo TF-GLQ promove o acesso e o compartilhamento de conhecimento especializado, o desenvolvimento profissional, além da oportunidade de contribuir para a melhoria global das práticas de controle da qualidade.
Laboratory Errors and Patient Safety (WG-LEPS)
O gestor de indicadores e acreditações da Controllab, Fernando Berlitz, integra o Laboratory Errors and Patient Safety (WG-LEPS). Berlitz ressalta o valor das pautas debatidas entre os especialistas e a importância de estar inserido nesse grupo de trabalho:
– O objetivo do grupo de trabalho WG-LEPS é melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos serviços laboratoriais por meio de dados que permitam a identificação, análise e mitigação de erros laboratoriais. O grupo se concentra em desenvolver e promover práticas harmonizadas para a detecção e prevenção de erros, além de criar diretrizes e estratégias para melhorar a gestão da segurança do paciente nos laboratórios clínicos em nível global, afirma Berlitz.
Em junho, o especialista participou da Conferência 2024 sobre Indicadores Laboratoriais, em Québec, no Canadá, organizada pelo WG-LEPS. Junto com Dr. Wilson Shcolnik e Dr. Alex Galoro, que representaram a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial – SBPC/ML , eles apresentaram a plataforma de indicadores Metricare e destacaram as experiências no programa de indicadores laboratoriais, lançado em 2006, pela SBPC/ML em parceria com a Controllab. Atualmente o programa atende aproximadamente 390 organizações em 17 países, e tem o objetivo de impactar positivamente na gestão das organizações e nos cuidados com a saúde.
Committee on Point-of-Care Testing (C-POCT)
Luiza Bottino, gestora de pesquisa e desenvolvimento em serviços da Controllab, integra o Committee on Point-of-Care Testing (C-POCT) e explica os aspectos relevantes no debate de ideias com especialistas em testes Point-of-Care de todo o mundo:
– Atualmente os testes do tipo POCTs possuem uma grande repercussão no setor da medicina laboratorial. Observa-se uma tendência global para aumentar o acesso à saúde, contudo, os especialistas prezam por garantir a qualidade e a confiabilidade dos resultados fornecidos pela testagem rápida. Esse comitê tem um papel fundamental na tentativa de harmonizar a conscientização mundial na condução das melhores práticas para os sistemas POCTs, reforça Luíza.
Ainda de acordo com a especialista, o C-POCT é constituído por membros de diferentes localidades no mundo, o que facilita ter a visão de cada país no quesito sistema de saúde e suas regulamentações, assim como as diferentes visões dos especialistas da área. Nesse sentido, torna-se uma oportunidade de colaborar de maneira construtiva com outros membros para alcançar os objetivos do comitê e agregar benefícios significativos para os serviços de saúde da sociedade brasileira.
IFCC – WorldLab 2024
A presença internacional da Controllab também inclui a participação em eventos internacionais de grande relevância, como a exposição no IFCC WorldLab 2024, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de maio, deste ano, em Dubai.
Durante o evento, a Controllab reforçou seu compromisso com a promoção do conhecimento e a excelência na medicina laboratorial no seu estande e em diversas atividades. A empresa expôs seis resumos científicos, na forma de pôster, no congresso, destacando o seu viés educacional em nível internacional.
Esse compromisso já havia sido demonstrado em eventos anteriores, como o ADLM (Association for Diagnostics & Laboratory Medicine 2023), na Califórnia, e o IFCC WorldLab-Euromedlab 2023, em Roma.
A equipe Controllab esteve ativamente envolvida em conversas e colaborações com profissionais de todas as partes do mundo dedicados a promover a qualidade nas rotinas analíticas clínicas. Essas conexões são essenciais para as atuais e futuras iniciativas da Controllab, como destaca Luiza Bottino:
– Participar do IFCC WorldLab 2024 possibilitou ampliar as nossas parcerias com profissionais, fabricantes e representantes de diferentes localidades. Além disso, foi possível compreender as necessidades do mercado de uma forma geral. Outro ponto interessante foi a grade científica, que abordou temas de impacto significativo em diferentes continentes, como por exemplo, a preocupação em assegurar a qualidade dos resultados obtidos em sistemas POCTs, auto-testes e testes de metodologia própria, que são os desenvolvidos pelos próprios laboratórios, salienta Luíza.
Benefícios para os clientes
A expansão das atividades internacionais da Controllab teve início em 2017, quando a empresa começou a participar de eventos na América Latina, trazendo benefícios significativos para o segmento laboratorial em escala global. A partir desse momento, a empresa estabeleceu uma parceria com o Ministério da Saúde da Inglaterra (UKHSA) para fornecer cepas de referência não apenas no Brasil, mas também em outros países da região latino-americana.
Essa expansão também abriu portas para que laboratórios de diversos continentes tivessem acesso a programas de controle da qualidade inovadores, até então, inéditos no mundo. Essas iniciativas globais fortalecem a missão da Controllab de oferecer serviços eficientes, assegurando um desempenho inquestionável e resultados precisos aos seus clientes.