Ensaio de Proficiência: confiabilidade para o desempenho analítico dos laboratórios

Muito além da obrigação legislativa, Ensaio de Proficiência é fundamental no processo de melhoria contínua do laboratório.

Procurar um novo caminho nas decisões de melhoria do dia a dia dentro do laboratório é considerado estratégia fundamental para o crescimento, reconhecimento e excelência nas análises laboratoriais.

Neste sentido, uma das principais ferramentas que alavancam as estratégias, é a participação em Programas de Ensaio de Proficiência (EP), também conhecido como Controle Externo da Qualidade. A característica principal do Programa é indicar a exatidão analítica do laboratório. A ferramenta é eficiente para avaliação da qualidade técnica e para garantir a confiabilidade dos resultados.

Além disso, o Programa garante a comparação mercadológica e a identificação de tendências que não são percebidas de outra forma. O Ensaio de Proficiência é responsável por levar informações importantes para a rotina dos laboratórios, tais como: identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas ou preventivas.

O laboratório que adere a participação em um programa de proficiência encontra na solução a melhoria contínua do seu processo, e não apenas o cumprimento de uma exigência legal. Isso, porque o EP é uma avaliação externa regular, que compara o desempenho do participante com laboratórios de sistemas semelhantes, fornecendo informações sobre o desempenho dos métodos analíticos.

Ademais, possibilita a obtenção de orientações sobre os problemas e apontamento para soluções analíticas, desde que o laboratório possua habilidade em interpretar e utilizar os dados fornecidos pelo provedor.

Ensaio de Proficiência na prática

É fato que os laboratórios apresentarão ocasionalmente resultados insatisfatórios, decorrente da variação que é característica do processo de análises. No entanto, a demanda por EP ocorre justamente para que haja a minimização das variações, mantendo-as sob controle para não impactar nos resultados da rotina.

Para garantir um melhor aproveitamento dos benefícios que o EP pode fornecer, é importante que os resultados sejam analisados e que o laboratório busque identificar as causas dos desvios observados. Descartada a possibilidade de erros “grosseiros” (transcrição incorreta de resultados, seleção inadequada de sistema analítico ou o não seguimento do procedimento), é importante verificar as etapas do processo que possam estar relacionadas com as falhas observadas no EP.

Laboratórios que analisam seus relatórios, observando tendências e melhorias, possuem notória evolução da rotina analítica, obtendo qualidade nos serviços e proporcionando segurança aos cidadãos. Consequentemente, esses laboratórios se mantêm competitivos e sustentáveis.

Ao adotar essa prática na rotina, o laboratório já cumpre requisito necessário para os processos de acreditações laboratoriais (ISO 15189, ISO 17025, PALC-SBPC/ML, DICQ-SBAC, etc) e órgãos regulamentadores.

 

ensaio de proficiencia confiabilidade para o desempenho analitico dos laboratorios 02

Os Ensaios de Proficiência são essenciais no processo de melhoria contínua do laboratório

 

Conte com a Controllab!

A Controllab é provedora de Ensaio de Proficiência e outras ferramentas de qualidade, em diversos segmentos: clínico, banco de sangue, veterinária, microbiologia e ensaios físico-químicos para medicamentos, alimentos, saneantes, água e efluentes, combustíveis e outros, entre serviços que atendem de hospitais a indústrias. Tem o apoio exclusivo de importantes sociedades científicas e o reconhecimento das principais normas relacionadas à sua atuação: ISO 9001, 17025, 17034 e 17043.

Essas competências promovem soluções que ajudam os clientes a proverem serviços precisos, incontestáveis e que se destaquem nos mercados nacional e internacional.

Confira alguns benefícios de participar do Ensaio de Proficiência da Controllab:

Abrangência: são mais de 3.500 ensaios disponíveis em múltiplas áreas para o controle de qualidade. Essa diversidade de exames visa suprir as demandas dos laboratórios e crescente inovação tecnológica dos segmentos, atendendo aos processos de acreditações laboratoriais e aos órgãos regulamentadores.

Rodadas: são contínuas, com intervalos regulares, metas anuais e múltiplos itens em concentrações variadas (envio de amostras que simulam os ensaios da rotina).

Relatórios: Individuais com o desempenho da rodada e gráficos do Índice de Desvio e Índice Z; global com informações técnicas e mercadológicas e contínuos com a performance ao longo do período.

Gerenciamento: central de gerenciamento com resumo do desempenho analítico e indicadores para alcançar as metas de excelência nas análises. Permite verificar o desempenho geral ao longo do tempo e identificar quais análises precisam de ação imediata.

Ensaio de Proficiência da Controllab simplifica os processos de auditorias e contribui para a evolução da gestão, pois possui um sistema que mantém o histórico e o rastreamento das atuações sobre os resultados. Além de disponibilizar uma lista com possíveis causas dos resultados não conformes e centralizar as informações no mesmo ambiente.

Quer conhecer mais sobre o Ensaio de Proficiência da Controllab, que proporciona o reconhecimento analítico do seu laboratório? Acesse o site, contate-nos pelo e-mail contato@controllab.com ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e (21) 98036-1592.

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratórios, soluções para 
gestão da qualidade e otimização da gestão  de negócios.

ENTRAR
AVISO DE COOKIES

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse.

Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.