Tópicos em Micologia Médica

Tópicos em Micologia Médica

Jeferson Carvalhaes de Oliveira

Este trabalho é uma homenagem ao Prof. Jayme de Azevedo Carneiro que durante 35 anos ensinou a micologia na área biomédica e torna-se importante em virtude da carência de textos em português desta especialidade. O Prof. Carneiro exerceu suas atividades na Faculdade de Ciências Médicas, no Laboratório de Micologia do Hospital das Clínicas da UERJ (H. Pedro Ernesto), Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Instituto Biomédico da UFF, Clínica de Dermatologia do Hosp. Univ. Antônio Pedro, UFF, onde ensinou e orientou inúmeros alunos, despertando nestes jovens o interesse pelo estudo dos fungos. Atualmente aposentado, vive em Araruama.

Acompanhei o prof. durante minha vida acadêmica e hoje, também professor, tentando dar continuação aos seus ensinamentos, reuni, com sua permissão, uma parte do que ele produziu ao longo desses anos, transcrevendo para este livro.

O trabalho está dividido em duas partes, sendo a primeira de explanação e a segunda de figuras. Procuramos, no texto, dar um desenvolvimento uniforme na descrição das micoses, a começar pela definição, etiologia, distribuição geográfica, seguindo-se o mecanismo de agressão, patogenia e clínica e, por fim, diagnóstico, prognóstico e tratamento, completando-se com bibliografia.

É precisamente destinado aos alunos de Ciências Médicas, aos estagiários de Laboratório de Micologia, técnicos e a todos que se interessarem pelo maravilhoso mundo dos fungos.

O estudo dos fungos é tão interessante que estimula até a parte artística das pessoas, como aconteceu com minha esposa e com a do professor, a quem chamava carinhosamente de “Olivinha”. Seus desenhos estão nas páginas seguintes.

Caso alguém tenha receio de adquirir alguma doença mexendo com os fungos, não se preocupe, é só visitar a Bahia. Lá existe uma “reza baiana” (Dr. Jolival Alves Soares – Inst. Análises e Pesquisas) que utiliza o ramo de uma planta para afastar e proteger contra os fungos patogênicos.

Aproveito para agradecer a todos os meus colegas e alunos que, pelo seu interesse, fizeram crescer cada vez mais essa especialidade.

Veja também

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

Você está quase lá

Antes de realizar o download do livro, por favor informe seu e-mail.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Provedor de Ensaio de Proficiência

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)