Aluno salientou a relevância da iniciativa em nova edição do “Conversa D”.
Recentemente, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e a Controllab, em parceria exclusiva, realizaram o Curso de Controle da Qualidade para Residência Médica em Patologia Clínica.
A iniciativa teve o objetivo de capacitar residentes médicos, oferecendo o conhecimento necessário para enfrentar os desafios de uma área em constante evolução, proporcionando uma oportunidade única de aprimoramento profissional.
A Coordenação Acadêmica contou com a experiência de Leonardo Vasconcellos (Diretor de Ensino da SBPC/ML), José Poloni (Gestor Educacional da Controllab) e Rafael Monsores Lopes (Gestor Geral de Serviços da Controllab). Já a Coordenação Técnica foi liderada por Adriana Vieira (Supervisora Educacional da Controllab).
Oferecido gratuitamente e de forma online, o curso concedeu certificado aos alunos que cumpriram os requisitos de frequência e avaliação.
Aprimoramento das práticas laboratoriais
Em nova edição do “Conversa D”, José Poloni, entrevistou o Dr. Érico Veríssimo. O médico formado pelo Instituto de Ciências da Saúde da FUNORTE e residente de Patologia Clínica no HC da USP, foi um dos participantes da capacitação.
Durante a entrevista, o médico residente ressaltou a importância da especialização em controle da qualidade para preparar os alunos para os desafios do segmento, e destacou a temática que mais chamou a sua atenção:
– Particularmente, as especificações da qualidade me interessam bastante. Em uma das aulas, foi perguntado se 1% de taxa de erro no laboratório poderia ser considerado relevante. Se levarmos esse 1% para a companhia aérea Air France, isso significaria, pelo menos, três voos com eventuais acidentes. Então, precisamos nos atentar a todo o processo de controle da qualidade, Ensaio de Proficiência, Controle Interno, para que a gente entregue um resultado confiável, sem impacto negativo nas decisões médicas, afirmou.
O aluno também enfatizou que a troca de experiências entre os profissionais foi um dos pontos mais enriquecedores, permitindo aos residentes aprenderem com situações reais.
Teoria aliada à prática
Dr. Érico apontou a relevância da didática, organização e abordagem prática dos casos, que foram fundamentais para consolidar o seu conhecimento teórico.
Além disso, ele também considerou importante a abordagem sobre a Resolução 786/2023, que dispõe sobre os requisitos técnico-sanitários para o funcionamento de Laboratórios Clínicos, de Laboratórios de Anatomia Patológica e de outros Serviços que executam as atividades relacionadas aos Exames de Análises Clínicas (EAC):
– Os casos práticos ajudaram a tornar o conhecimento mais sólido. Além disso, o curso também abordou pontos que constam na RDC 786/2023. Por exemplo, a importância da gestão da qualidade, da participação em programas de Ensaio de Proficiência e de benchmarking de indicadores laboratoriais, para não se restringir apenas à realidade do próprio laboratório, mas aproveitar as oportunidades de melhoria diante da comparação com o mercado, declarou.
Assista agora mesmo
Clique aqui para conferir a abordagem completa no Conversa de Qualidade com o Dr. Érico Veríssimo e entenda como essa iniciativa ajuda a garantir a confiabilidade dos resultados, melhorando a tomada de decisões clínicas e a segurança do paciente.
Aproveite e inscreva-se no canal da Controllab no YouTube para acessar em primeira mão os conteúdos educacionais produzidos pela empresa.