Em entrevista à Controllab, Dr. Nairo Sumita, ressalta a importância dos congressos e explica as formas de minimizar os interferentes pré-analíticos no jejum.
Professor da Faculdade de Medicina da USP e Consultor Médico em Bioquímica Clínica do Fleury Medicina e Saúde, Dr. Nairo Sumita, também é Diretor para a América Latina da WASPaLM – Associação Mundial de Sociedades de Patologia e Medicina Laboratorial. Ele coordenou um painel sobre a promoção de conhecimento científico e conceitos de boas práticas em medicina laboratorial na edição deste ano do congresso, que aconteceu entre os dias 29/09 e 02/10, em Punta del Este – Uruguai.
O médico patologista ministrou atividade sobre o projeto Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e ressaltou a importância da iniciativa em discutir os desafios encontrados na rotina laboratorial, reunindo o conteúdo em publicações para a promoção do conhecimento na área:
“Esse projeto surgiu em 2009 e tinha como ideia principal discutir problemas da rotina laboratorial que nem sempre eram encontrados facilmente nos tratados de medicina laboratorial e de patologia clínica. Desde 2009 já publicamos 10 livros com a participação de mais de 100 autores com distribuição gratuita aos congressistas e sócios. Tem sido um grande sucesso, recebemos muitos comentários positivos sobre esse projeto.” – declarou.
Além do WASPaLM, o especialista também esteve presente no 54ºCBPC/ML, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de outubro, em Florianópolis – SC. Nesse congresso, Dr. Nairo participou de diversas atividades, como por exemplo, uma mesa redonda onde foram abordados os interferentes pré-analíticos do jejum. Para ele, o encontro foi uma oportunidade valiosa para debater assuntos importantes e reencontrar amigos:
“É interessante que nós achávamos que com a vinda da videoconferência os congressos presenciais iriam se extinguir. Muito pelo contrário, as pessoas gostam de estar presentes. É algo impressionante porque é a oportunidade de rever amigos e colocar as conversas em dia.” – afirmou.
A Controllab, que esteve presente nos dois congressos, identificou a importância e a oportunidade de trazer ao público da patologia clínica e medicina laboratorial informações relevantes. Com esse propósito, Dr. José Antônio Tesser Poloni, gestor educativo da Controllab, entrevistou o Dr. Nairo Sumita. Ele comentou a sua participação nos eventos e explicou as formas de minimizar os interferentes pré-analíticos no jejum.
Você encontra essa abordagem, no Conversa de Evento, o mais novo ambiente da Controllab para conversas sobre os principais temas envolvendo os eventos do segmento laboratorial.