Especialista salientou em entrevista a relevância do monitoramento de desempenho para ampliar a qualidade da rotina laboratorial.
A nova edição do “Conversa D” traz como entrevistado o gestor de indicadores e acreditações da Controllab, Fernando Berlitz.
O especialista participou das atividades no XXV Congresso IFCC-EFLM EuroMedLab , que aconteceu em Roma, no mês de maio, e ressaltou o quanto as temáticas abordadas no evento mostraram a importância da aplicação dos indicadores no laboratório.
Outro ponto destacado por Fernando durante a entrevista está relacionado à fase pré-analítica e o quanto os erros nesta etapa podem impactar negativamente os custos dos laboratórios.
Indicadores e a redução de erros
Fernando ressaltou também a apresentação da Dra. Maria Elizabeth Mendes, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Sustentabilidade e chefe bioquímica do HC-FMUSP. Ela abordou um projeto de melhoria para redução de erros na fase pós-analítica do seu laboratório utilizando a metodologia Lean Six Sigma e o Programa de Indicadores e Benchmarking da Controllab/ SBPC/ML.
A atividade recebeu elogios dos participantes, incluindo especialistas renomados em qualidade, como os professores italianos Mario Plebani e Mauro Panteghini.
Clique aqui e assista essa abordagem no Conversa de Evento!
Aproveite a oportunidade e inscreva-se no canal da Controllab no YouTube para assistir os conteúdos educacionais produzidos pela empresa.