
INDICADORES QUE PROMOVEM RESULTADOS
O Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais (PBIL) auxilia na redução de custos e promove o aumento da eficiência e produtividade
Como ajuda no dia a dia do laboratório?
O PBIL é uma solução para gestão laboratorial que promove informações para decisões mais assertivas. A ferramenta melhora os processos, aprimora desempenhos, identifica novas oportunidades e mantém a organização sustentável.
As informações geradas pelo programa estimulam os decisores a terem uma visão ampliada dos resultados alcançados para o aprimoramento do desempenho e a sustentabilidade do laboratório.
O Programa foi desenvolvido em associação com a SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, parceira da Controllab desde 1977.
Evidências concretas do desempenho do processo frente ao mercado
Ao participar do PBIL, o laboratório identifica se os esforços e estratégias aplicados nos processos estão competitivos frente aos seus pares, baseado em evidências concretas. Essas evidências ajudam na redução de custos, aumentam a eficiência e a produtividade.
Isso porque o programa utiliza indicadores potencializados com o Benchmarking para medir e comparar a performance do laboratório com o desempenho do mercado.

Dados analisados com imparcialidade e segurança
Os indicadores contemplados no PBIL são correlacionados em todas as áreas, proporcionando uma visão global e sistêmica do processo.
Os dados informados no programa são analisados por uma equipe multidisciplinar (incluindo estatísticos) na Controllab, que atua como uma empresa de terceira parte, conferindo imparcialidade e sigilo aos dados informados.
A Controllab segue um código de conduta ética & compliance integrado às leis nacionais e internacionais para a proteção geral dos dados. O programa dispõe de manual e descritivo detalhado para a confiabilidade e a padronização das informações.
Indicadores potencializados com o Benchmarking
São mais de 150 indicadores disponíveis para o laboratório.
Para simplificar o levantamento de dados e melhorar o acesso às informações, empresas parceiras integram o LIS ao PBIL, promovendo mais agilidade nos processos e confiabilidade nas informações disponibilizadas em tempo real para a tomada de decisão.

Histórico e rastreamento para a obtenção de certificações e acreditações
A rastreabilidade no sistema do PBIL favorece a transparência para acreditações como ISO 15189, CAP, PALC, DICQ e outros, que requerem a demonstração de evidências objetivas que comprovem e auxiliem o planejamento, o monitoramento e a avaliação de desempenho dos processos.
Avalie se os seus processos laboratoriais são executados de forma competitiva
No Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais, o laboratório tem a chance de se comparar com seus pares e ver se as ações tomadas ao longo do tempo estão significativas frente ao mercado.

Programa de Benchmarking que colabora com o aprimoramento do setor
Ao participar, o laboratório aperfeiçoa o monitoramento de indicadores e há maior efetividade na gestão, ampliando o nível de segurança para gestores, profissionais de saúde e pacientes.
A SBPC/ML e a Controllab, em parceria no Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratorial, são entidades colaboradoras no QUALISS – Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Escopo de indicadores
amplo e abrangente
Indicadores harmonizados internacionalmente e alinhados com o IFCC
Configuração de metas para alcançar os objetivos determinados
Grupo Consultivo de Especialistas atuantes no acompanhamento do programa
Comparação entre redes
(apoio ou marcas)
Integração com provedores de LIS para simplificar a coleta de dados
Perfis dos laboratórios participantes
~350
Laboratórios
inscritos
16
Países

Aliado em momentos de gestão de crise
Em tempos de gestão de crise, como a provocada pela pandemia da Covid-19, o Programa de Benchemarking de Indicadores Laboratoriais (PBIL) se torna um aliado aos gestores.
Para manter os processos confiáveis, evitar impactos na qualidade dos resultados e proteger a reputação das instituições, os dados obtidos no PBIL foram fundamentais para nortear a decisão dos gestores. Ter a mensuração e conhecimento das fragilidades e pontos fortes do laboratório, foram fatores determinantes para as decisões ágeis, em meio a cenários de incertezas.

Funcionamento do programa
Mensalmente os laboratórios recebem o Benchmarking a partir dos dados reportados ou obtidos diretamente do Sistema de Informação Laboratorial (LIS). Ao inscrever-se, o laboratório recebe uma senha para acesso ao Sistema Online no site Controllab.
O laboratório preenche as informações que irão compor o seu perfil de comparação (informações de quantidade de exames, público atendido, natureza e outras que o ajudem a compará-lo com outras organizações de características semelhantes).
A equipe estatística da Controllab utiliza as informações do perfil do laboratório para recomendar qual o melhor grupo de comparação relacionado às suas características. Os laboratórios são comparados entre os seus pares.
O reporte dos dados é contínuo e disponível para acesso imediato à obtenção da informação. Podem ser enviados manualmente ou via integração / interfaceamento com o LIS do laboratório.
Quando os dados são enviados via integração / interfaceamento, o programa recolhe automaticamente os dados do laboratório e transmite diretamente as informações do LIS para o sistema da Controllab.
A integração promove mais praticidade para a rotina, reduzindo a complexidade do levantamento de dados e melhora o acesso às informações. Promove mais agilidade nos processos e confiabilidade nos dados. Permite o acesso em tempo real das informações para a tomada de decisão.
O gráfico de acompanhamento é gerado automaticamente a partir dos dados informados mensalmente e permite verificar o comportamento dos resultados ao longo dos períodos.
Mensalmente o laboratório visualiza em tempo real a comparação mercadológica dos seus resultados para definição das ações prioritárias às estratégias da organização.
O posicionamento do laboratório no mercado é assinalado no gráfico Box plot. O Box plot é adotado para a representação gráfica dos dados por permitir uma excelente visualização da dispersão, da simetria, das barreiras de outliers e dos outliers, independentemente da forma de distribuição dos dados. O Box plot é constituído com base na mediana e nos quartis, o que reduz o impacto dos outliers e permite uma excelente análise exploratória. Veja como interpretar o resultado no gráfico Box Plot.
A Posição Relativa (Ranking) entre pares e Métrica Sigma são aplicados nos resultados, quando pertinentes, para estimular a melhoria contínua dos processos laboratoriais.
Resultados em Métrica Sigma: indica a qualidade dos processos.
Ranking: em 1º estão os melhores resultados e em 5º os resultados mais sensíveis.
Qualidade e sustentabilidade para o laboratório
PARCERIAS COM EMPRESAS DE LIS
As empresas desenvolvedoras de LIS integram os sistemas laboratoriais ao PBIL para reduzir a complexidade do levantamento de dados e melhorar o acesso às informações, promovendo mais agilidade nos processos e confiabilidade nas informações disponibilizadas em tempo real para a tomada de decisão.
VEJA OS BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO DO LIS COM O PBIL
Permite
focar na análise dos resultados do benchmarking
Promove
confiabilidade
nos dados
Contribui
na redução de falhas na coleta de dados
Reduz
o tempo no monitoramento dos dados brutos
PARCEIROS DO PBIL
Algumas empresas desenvolvedoras, além de integrar o LIS, promovem os indicadores em seus sistemas para contribuir com a sustentabilidade do laboratório.

TENHA UM AMBIENTE
COM ANÁLISES DE EXCELÊNCIA
A Controllab oferece soluções completas para a qualidade e assertividade dos resultados.
Essas soluções facilitam o reconhecimento para os processos de acreditação e órgãos regulamentadores.