O monitoramento adequado em todas as etapas de produção de um produto ou serviço garante que eles alcancem os mais altos padrões da qualidade.
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, suspendeu a comercialização, distribuição e o uso de lotes de uma popular marca de detergente por um potencial risco de contaminação microbiológica.
A ação foi estabelecida pelo órgão após o fabricante identificar e notificar um desvio durante as análises de monitoramento da produção. Essa identificação foi possível graças ao acompanhamento regular da qualidade dos produtos e da manutenção de um programa de controle da qualidade.
O que é o controle da qualidade?
É um conjunto de práticas, procedimentos, ferramentas e estratégias que garantem a confiabilidade e a segurança dos produtos, serviços e resultados de indústrias e estabelecimentos de análises. Esse controle é baseado em critérios preestabelecidos para garantir que o seu desempenho é adequado ao objetivo estabelecido.
Esse processo inclui diversos requisitos de qualidade metrológica, como a verificação de instrumentos e reagentes, o monitoramento dos processos produtivos e de análise,
entre outros.
Para que serve o controle da qualidade?
O controle da qualidade é fundamental para garantir que produtos e serviços atendam aos padrões específicos da qualidade e desempenho estabelecidos pela empresa ou pela indústria. Ele tem por objetivo:
- assegurar que os produtos e serviços atendam a satisfação dos clientes;
- corrigir desvios de processos que resultem em erros;
- evidenciar conformidade com normas e regulamentações;
- promover a melhoria contínua dos processos;
- reduzir custos relacionados a refugos e retrabalhos;
- construir e preservar a reputação da marca.
Quando usar o controle da qualidade?
O controle da qualidade deve ser implementado em diversas fases do ciclo de vida de um produto ou serviço, pois todos os processos estão sujeitos a erros.
Desde a aquisição dos insumos para a fabricação do produto ou execução do serviço, passando pela produção, finalização e distribuição, o controle da qualidade é essencial.
Essa ampla cobertura permitiu à empresa responsável pelo detergente, do caso mencionado anteriormente, identificar uma possível contaminação e agir em conformidade com as diretrizes regulatórias.
Mesmo que desvios não tenham sido detectados nas fases anteriores, o monitoramento contínuo do controle da qualidade evidenciou a necessidade de ações para atenuar os impactos dos lotes não conformes.
O papel dos laboratórios na promoção do controle da qualidade
A qualidade, que anteriormente era um diferencial de mercado, tornou-se uma condição vital para a sobrevivência em todos os setores da indústria e dos serviços.
Para alcançar elevados padrões de excelência, as empresas têm investido cada vez mais
em laboratórios de análises, seja internamente, seja no âmbito de seus parceiros. Esses laboratórios desempenham um papel fundamental na garantia de que produtos e
serviços atendam às expectativas dos clientes.
A rotina de um laboratório é complexa, envolvendo múltiplos processos distintos e inter-relacionados que precisam ser cuidadosamente controlados.
No contexto dos laboratórios de análises clínicas, essa complexidade é ainda maior, pois os resultados dos laudos estão sujeitos a variadas interferências. Para assegurar a qualidade em todas as fases de um laboratório analítico, é necessário o uso de diversas ferramentas de controle da qualidade.
A seguir, confira mais detalhes sobre essas ferramentas e como elas podem auxiliar os laboratórios analíticos a manter padrões elevados de excelência.
Principais ferramentas para o controle da qualidade
- Materiais de Referência Certificados (MRC): são materiais acompanhados por um certificado emitido conforme a norma ABNT NBR ISO 17034, proporcionando análises mais precisas e rastreáveis. Entre esses materiais, destaca-se o MRC Culturas de Referência Qualitativa, um recurso valioso para garantir resultados precisos em ensaios microbiológicos. Esses MRCs são fundamentais para laboratórios, indústrias alimentícias, farmacêuticas, e de saneantes, entre outras.
- Ensaio de Proficiência (Controle Externo da Qualidade): ferramenta eficaz para determinação do desempenho analítico, garantindo a qualidade das análises e a segurança dos resultados. Em formato contínuo e com múltiplos itens para análise, permite um monitoramento eficaz da variabilidade dos resultados e ajuda na identificação de tendências e inconsistências dos processos analíticos.
- Controle Interno: monitora constantemente se as análises feitas são consistentes e livres de erros, visando manter a variabilidade do processo sob controle e oferecer oportunidades de aprimoramento.
- Calibração de Instrumentos: verifica se a medida obtida por um instrumento é compatível com o esperado, garantindo a confiabilidade das medições e reduzindo custos e retrabalhos.
- Indicadores Laboratoriais: aumentam a eficiência da organização, auxiliando na redução de custos e promovendo segurança da estratégia à operação.
Onde encontrar soluções eficazes para o controle da qualidade?
Provedores de soluções para controle da qualidade desempenham um papel fundamental ao fornecer as ferramentas necessárias para garantir a qualidade dos produtos ou serviços em diversos segmentos.
Esses provedores devem estar em conformidade com várias normas relacionadas à sua atuação. A obtenção de reconhecimento por essas normas demonstra que o provedor está alinhado com padrões internacionais da qualidade.
A Controllab é um dos maiores provedores mundiais de soluções para controle da qualidade analítica. Oferece um amplo portfólio que atende estabelecimentos clínicos, bancos de sangue, veterinários, microbiológicos e de ensaios físico-químicos para diversos setores, incluindo medicamentos, alimentos, saneantes, água, efluentes, combustíveis e outros, além de serviços que abrangem desde hospitais
até indústrias.
A empresa possui um know-how único em soluções de controle da qualidade analítica, com o apoio exclusivo de importantes sociedades científicas e o reconhecimento das principais normas relacionadas à sua atuação, como ISO 9001, 17025, 17034 e 17043.
Líder na América Latina, a Controllab é licenciada pela UK Health Security Agency para as coleções de culturas que integram suas cepas de referência, as quais também são reconhecidas pela norma 17034 como Materiais de Referência Certificados.
Promova o reconhecimento da sua marca
Se você busca o reconhecimento pela excelência nos seus produtos e serviços, acesse controllab.com, e saiba como a empresa pode ser a sua aliada na jornada rumo ao alto padrão da qualidade analítica. As soluções Controllab promovem eficiência operacional e sustentabilidade para os laboratórios analíticos, além de alavancar a reputação da sua marca e a satisfação dos seus clientes.