Controllab convida os profissionais para colaborar com informações dessas rotinas e participar do aprimoramento do Ensaio de Proficiência
A Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) é uma doença clonal rara que ocorre nas células-tronco hematopoiéticas caracterizadas por uma mutação somática adquirida do gene PIG-A. Resulta em ausência completa ou parcial de proteínas que estão ancoradas na superfície da membrana celular por meio do glicofosfatidilinositol (GPI).
Ela pode afetar homens e mulheres na mesma proporção e a média de idade dos pacientes é de cerca de 30 anos. A taxa de mortalidade pode atingir 35%, cinco anos após o diagnóstico, e a Citometria de Fluxo Multiparamétrica provou ser um método sensível para a detecção de células deficientes em GPI, visto que é possível identificar diversos tamanhos de clones HPN.
Essa contribuição diagnóstica do exame requer laudos com exatidão analítica e o Ensaio de Proficiência (EP), também conhecido como Controle Externo da Qualidade, é uma ferramenta eficiente para a avaliação da qualidade técnica e exatidão analítica do laboratório. Neste sentido, a Controllab – provedor de controle de qualidade laboratorial, oferece o EP para Citometria de Fluxo HPN.
Em recentes discussões, a empresa identificou a necessidade de conhecer algumas práticas relacionadas aos marcadores do exame. As informações fornecidas proverão soluções adequadas para inclusão de iniciativas e aprimoramento do programa, que poderão resultar em abordagens enriquecedoras dos casos e outros recursos nesse EP.
Contribua para o conhecimento da realidade dos laboratórios de Citometria de Fluxo que realizam a pesquisa de clones HPN. A Controllab conta com a colaboração dos profissionais envolvidos diretamente nessa rotina de análises. Clique aqui e participe!