Programa de Hematologia Automação inclui avaliação para os sistemas Alinity

Os programas de controle de qualidade laboratorial da Controllab para análises de hematologia em sistemas automatizados incluem os sistemas Alinity e proporcionam a comparação interlaboratorial dos usuários deste sistema.

Com a participação no Ensaio de Proficiência (EP), o laboratório demonstra a confiabilidade dos seus resultados analíticos, obtém auxílio na identificação de falhas para tomada de ações corretivas ou preventivas e tem a oportunidade da identificação de tendências que não são percebidas de outra forma.

Esses benefícios são proporcionados nos programas da Controllab, que permitem aos laboratórios analisarem periodicamente a exatidão dos seus resultados. Entre esses programas, destaca-se o EP de Hematologia Automação, que é estruturado para atender às particularidades dos diferentes sistemas disponíveis no mercado diagnóstico.

Um caso recente é o módulo de Hematologia Automação tipo IV, que já contemplava as análises para os sistemas SDH20 e Pentra 60/80/80 XL e ,recentemente, incluiu os sistemas Alinity h-séries. Com essa adição, os laboratórios que possuem os sistemas Alinity na rotina podem comparar as suas análises em um controle de qualidade laboratorial com materiais de matriz sangue total líquida. Na tabela ao final desse texto, é possível identificar os ensaios contemplados para a série global e diferencial desses sistemas.

O programa segue os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043 e é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre/Inmetro), sob o n.º PEP 0003, de acordo com o escopo publicado em http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/acre_prod_ep.asp.

Ao participar, o laboratório possui acesso a um sistema de gerenciamento de informações do ensaio de proficiência que possibilita mais agilidade e eficiência nas análises do desempenho. As informações são dinâmicas e simplificam os processos de auditorias, aprimorando o conhecimento das análises.

Veja como funciona o programa:

infografico ep hematologia


Após a comparação interlaboratorial, são disponibilizados no Sistema Online da Controllab os gráficos para análise de tendências e auxílio na prevenção e na identificação das causas dos resultados não conformes. No próprio sistema podem ser registrados os históricos para rastreamento das atuações sobre os resultados.


ep grafico print

O Ensaio de Proficiência de Hematologia Automação possui quatro diferentes programas disponíveis:

  • Hematologia Automação I (Todos os sistemas, exceto os contemplados nos programas II, IV e V)
  • Hematologia Automação II (Sistemas Cell Dyn, exceto modelos Sapphire e Esmeralda)
  • Hematologia Automação IV (Sistemas Alinity, SDH20 e Pentra 60/80/80 XL)
  • Hematologia Automação V (CellTac (Alfa MEK-6400/6410/6500, Es MEK-7300 e G MEK-9100), Counter 19, Micros (60 e ES 60), Mindray BC séries, Pentra (120 DF/DX, 120/ Retic e DX Nexus) e Yumizen (H2500/H1500 e H500).
Ensaios Hematologia Automação I Hematologia Automação II Hematologia Automação IV Hematologia Automação V
Hemácias
Hemoglobina
Hematócrito
VCM
HCM
CHCM
RDW
Plaquetas
VPM * * * *
PCT * * * *
PDW * * * *
Leucócitos
Diferencial (%)
Neutrófilos *
Linfócitos *
Monócitos *
Eosinófilos *
Basófilos *
Granulócitos *
MID *

*Ensaios oferecidos como educação

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR

acesso ao sitema

Estamos enfrentando alguns problemas de acesso ao sistema, pedimos a compreensão de todos. Tente novamente em alguns minutos.

AVISO DE COOKIES

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse.

Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.