A discussão sobre a contaminação de Covid-19 na importação de alimentos tem motivado países a exigirem testes dos seus fornecedores. Ter a proficiência do ensaio comprovada agrega segurança ao laudo fornecido.
Embora não haja comprovação de que o vírus do SARS-CoV2 possa ser transmitido através da cadeia alimentícia, alguns países vêm aumentando as exigências comprobatórias de medidas sanitárias aplicadas pelas empresas de alimentos. Há países exigindo testes para a entrada de alimentos no seu mercado.
Para auxiliar os laboratórios que atendem às rotinas alimentícias, a Controllab realizará em dezembro a rodada piloto do Ensaio de Proficiência (EP) – ferramenta também conhecida como Controle Externo da Qualidade – para a detecção do genoma do novo coronavírus por métodos moleculares em matrizes simulando carnes, produtos cárneos e outros alimentos.
O Ensaio de Proficiência (EP) é um dos mecanismos de controle da qualidade dos resultados. Todos os ensaios oferecidos pela Controllab seguem os critérios da ISO/IEC 17043 e a acreditação PEP 0003 é a evidência dessas ações. Ao participar do EP, o laboratório poderá evidenciar a exatidão nas análises e a confiabilidade dos resultados emitidos em sua rotina.
Para as empresas de comestíveis, assegurar que os alimentos manipulados em suas instalações não sofreram contágio, ou não serão fonte de contaminação durante processos como corte ou transporte, contribui para a confiança dos seus clientes e proteção de consumidores e trabalhadores. Os laudos laboratoriais são aliados para evidenciar esse cuidado.
Contate a Controllab para participar do EP para a detecção do genoma do novo coronavírus por métodos moleculares para alimentos. Informações pelo e-mail atendimento@controllab.com ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e (21) 98036-1592.