Bactéria Legionella causa surto de pneumonia na Argentina

Bactéria Legionella causa surto de pneumonia na Argentina

Bactéria Legionella causa surto de pneumonia na Argentina

Casos registrados no país vizinho evidenciam importância do diagnóstico rápido e preciso

Em setembro, o Ministério da Saúde da Argentina identificou um surto de pneumonia bilateral, após investigação de casos ligados à uma clínica particular, em Tucumán.

A Organização Pan-Americana de Saúde (Paho) confirmou, por sequenciamento genético, que o surto foi provocado pela Legionella sp., uma bactéria encontrada no solo e na água doce. A transmissão ocorre por inalação de aerossóis da água contaminada nas tubulações, dutos de condicionadores de ar ou sistemas de fluxo de água.

Febre, dor muscular, diarreia, dificuldade para respirar e dor de cabeça foram os sintomas mais relatados pelos pacientes. A identificação rápida e precisa do microrganismo foi fundamental para uma eficiente conduta clínica dos pacientes, assim como para orientação das medidas de controle e monitoramento do surto.

Esse cenário evidenciou a importância de as rotinas diagnósticas serem frequentemente monitoradas e de uma avaliação periódica desse acompanhamento para emissão de laudos precisos. O segmento diagnóstico desempenha um papel fundamental nos principais processos de detecção, avaliação, resposta, notificação e monitoramento de eventos de saúde pública.

A Controllab tem soluções completas para a confiabilidade das análises. Entre as soluções, destacam-se o Controle Interno e as Cepas Controle para o monitoramento dos processos e o Ensaio de Proficiência (Controle Externo) para avaliação periódica das rotinas.

Confira os programas para Legionella sp. que a Controllab oferece:

Rotinas

Análises

Cultura

Identificação e Teste de Sensibilidade em amostras clínicas

Pesquisa e Contagem de Legionella sp. em água

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Provedor de Ensaio de Proficiência

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)