Tradicional curso de pré-congresso abordará valiosas questões sobre a prática do benchmarking de indicadores laboratoriais, visando melhor aproveitamento para gestores e equipes fortalecerem o uso da ferramenta
A participação da Controllab no 2º Congresso Virtual da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) terá início no dia 4 de setembro, com o curso pré-congresso Indicadores e Benchmarking Laboratorial (CP 03).
Luiza Bottino, supervisora da Gestão de Serviços da Controllab, é uma das palestrantes do curso e fará uma apresentação sobre o Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais (PBIL). A Supervisora levará para a discussão assuntos como a abrangência geográfica do PBIL e do escopo de indicadores, a operação do programa com os recursos disponíveis e resultados da comparação. Também será apresentado o alinhamento do PBIL entre programas de benchmarking no âmbito internacional (IFCC), demonstrando a confiabilidade e consistência dos dados do programa.
“A expectativa é por mais uma troca de conhecimento com o público laboratorial, sensibilizando-os sobre a importância da autoavaliação e do conhecimento da sua performance frente a players de mercado”, comenta Luiza.
O curso terá início às 10h, com a abertura realizada pelo Dr. Wilson Shcolnik (Presidente Abramed), reforçando a importância da prática de benchmarking no atual cenário da medicina diagnóstica. Coordenados pelo também conferencista Dr. Fernando Berlitz (PALC – SBPC/ML), além da representante da Controllab, os palestrantes Dr. Klever Sáenz (Synlab – Equador), Dra. Larissa Welter (Hemos Laboratório) e Dra. Ana Paula Neves (Bedalab Laboratório) contribuirão com esse encontro. Eles desdobrarão o conteúdo em valiosas questões, como a tomada de decisões, gestão estratégica, utilização de indicadores e a integração dos sistemas laboratoriais com o PBIL.
O curso será encerrado pelo Dr. Guilherme de Oliveira, Diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC/ML, ressaltando os benefícios do benchmarking para o reconhecimento do laboratório.
O mercado de medicina laboratorial está em constante transformação, exigindo cada vez mais agilidade e assertividade na tomada de decisões estratégicas. A utilização de benchmarking de indicadores laboratoriais auxilia os gestores a identificar fragilidades e potencialidades da organização, baseado em dados concretos de mercado.
A aula será uma oportunidade ímpar de troca de conhecimento e experiências, que auxiliará gestores e equipes a potencializarem a prática do benchmarking em sua rotina.
A atividade acontecerá no dia 04 de setembro (sábado), a partir das 10h, na sala 03. O conteúdo será dividido em cinco blocos, que atribuem dinamismo e diversidade de conhecimento aos inscritos.
Saiba mais sobre o curso de pré-congresso Indicadores e Benchmarking Laboratorial (CP 03) e faça sua inscrição neste link.