Espermograma

Procedimento traz informações fundamentais para o clínico, contribuindo significativamente para o diagnóstico e acompanhamento de patologias ligadas a infertilidade

O Espermograma é um exame laboratorial capaz de analisar o potencial de fertilidade masculina. Serve para investigar os parâmetros físico-químicos e microscópicos do sêmen humano.

Esse é o primeiro exame a ser solicitado quando se aborda a infertilidade conjugal. O procedimento traz informações importantes para o clínico, tais como, concentração, motilidade, vitalidade e morfologia espermática, contribuindo significativamente para o diagnóstico e acompanhamento de patologias ligadas a infertilidade.

O exame apresenta subjetividades. Essa característica exige fundamentalmente um ambiente bem monitorado e com frequentes treinamentos, para evitar as variações analíticas interexaminadores.

A análise microscópica é uma das etapas do Espermograma. Nela, há a avaliação morfológica do sêmen. A morfologia espermática estrita tem se mostrado como forte aliado na busca de diagnóstico das infertilidades, nos casos onde os outros parâmetros analisados encontram-se dentro da normalidade.

As câmaras de contagem de profundidade têm se destacado para melhorar a performance das análises, bem como a automação do Espermograma tem se sofisticado, melhorando o custo benefício de implantação nos laboratórios e diminuindo significativamente a subjetividade do exame.

Controle dos processos do Espermograma

A qualidade das preparações deve ser observada como uma das características que impactam no controle do processo. É necessário que os laboratórios invistam continuamente no treinamento e avaliação dos profissionais, para evitar as variações analíticas interexaminadores.

Neste sentido, o uso do controle de qualidade é essencial. Ele auxilia no treinamento e avaliação da equipe, aponta variações analíticas, permite a identificação de falhas e possibilita a tomada de ações corretivas ou preventivas. Ao aplicar continuamente o controle de qualidade na rotina, o laboratório tem mais facilidade em integrar e padronizar as análises dos examinadores, inserindo mais confiabilidade nos processos analíticos.

Apesar das dificuldades dos laboratórios em obter amostras controles para Espermograma, é possível encontrar provedor de controle de qualidade com abrangente escopo de análises. Na Controllab, por exemplo, é contemplado das análises químicas à motilidade e morfologia espermática. Esses dois últimos ensaios, se não forem bem padronizados na rotina dos laboratórios, impactam em desvios de resultados nos laudos.

Segundo Dr. Orildo dos Santos Pereira, autor do livro Espermograma – Manual de Bancada e Atlas, o exame ainda conta com alguns grandes desafios, como diminuir as variações pré-analíticas e analíticas com correta padronização dos procedimentos.

Pensando nesses desafios, Dr. Orildo escreveu o livro buscando trazer as informações de forma objetiva, possibilitando aos profissionais condições básicas para a realização do exame e interpretação do estado clínico do paciente na correlação com sua capacidade reprodutiva. Todas as informações são baseadas no Manual da OMS.

O autor acrescenta que em setembro de 2021 foi publicada a 6a edição do Manual da OMS, que é a referência internacional para Espermograma e deve ser seguida por todos os laboratórios que realizam o exame.

Programas de Controle de Qualidade da Controllab

A Controllab utiliza a tecnologia da microscopia digitalizada para viabilizar alguns módulos, apresentando excelente qualidade nos vídeos, imagens e lâminas virtuais. Essa tecnologia possibilita ao participante uma experiência muito próxima da rotina do Espermograma e consequentemente mais segurança na liberação dos resultados.

Confira os programas disponíveis:

MóduloEnsaiosServiço
Esperma BioquímicaÁcido Cítrico
Frutose
Zinco
EP
Esperma Contagem Celular e VitalidadeConcentração de Espermatozoides
Esperma Contagem
Pós-Vasectomia
Espermatozoides Totais (THO)Espermatozoides Vivos
EP
Esperma Contagem  Celular por AutomaçãoEsperma Contagem Celular por AutomaçãoEP, CI
Esperma MotilidadePercentual de Motilidade EspermáticaEP
Esperma MorfologiaEspermatozoides Normais
Contagem de Células
Peroxidase Positivas
Defeitos Relevantes
Elementos Germinativos
Hemácias
Leucócitos
EP

EP = Ensaio de Proficiência, também conhecido como Controle Externo.

CI = Controle Interno

Para saber mais, acesse o catálogo da Controllab.

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro – Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Provedor de Ensaio de Proficiência

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)