Indicadores e Benchmarking Laboratorial é tema de curso no 2º Congresso Virtual da SBPC/ML

Indicadores e Benchmarking Laboratorial é tema de curso no 2º Congresso Virtual da SBPC/ML

Benchmarking

Curso trará discussões sobre como a prática do benchmarking de indicadores laboratoriais é essencial para a gestão dos laboratórios e como suporte a tomada de decisão

Com o objetivo de aprimorar o uso da ferramenta para auxiliar os laboratórios em decisões estratégicas mais ágeis e assertivas, a Controllab levará para a discussão no 2º Congresso Virtual da SBPC/ML o Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais (PBIL).

No próximo sábado, dia 4 de setembro, a empresa participará do curso de pré-congresso, discutindo diferentes aplicações a partir dos dados do programa.

O curso Indicadores e Benchmarking Laboratorial (CP 03) terá início às 10h e trará um time de profissionais com experiência no uso e discussão desse tema. Eles desdobrarão o conteúdo em valiosas questões, como a tomada de decisões, gestão estratégica, utilização de indicadores e a integração dos sistemas laboratoriais com o PBIL.

Por que se inscrever no Curso de Indicadores e Benchmarking Laboratorial?

O mercado de medicina laboratorial está em constante transformação, exigindo cada vez mais agilidade e assertividade na tomada de decisões estratégicas. A utilização de benchmarking de indicadores laboratoriais auxilia os gestores a identificar fragilidades e potencialidades da organização, baseado em dados concretos de mercado.

A aula será uma oportunidade ímpar de troca de conhecimento e experiências, que auxiliará gestores e equipes a potencializarem a prática do benchmarking em sua rotina.

“Neste novo normal todos nós queremos ampliar as oportunidades de forma sustentável e o benchmarking ajuda a identificar as potencialidades do laboratório. A pandemia de Covid-19 evidenciou fragilidades, mas também mostrou que ter conhecimento sobre os processos e o mercado é um diferencial. Líderes laboratoriais comprometidos com o benchmarking conseguiram agir nos períodos de aprendizado da pandemia com mais celeridade e eficiência”, explica Luiza Bottino, supervisora da Gestão de Serviços da Controllab e integrante do time de palestrantes.

Confira a grade do curso:

TemaPalestrante/horário

Abertura

 

Dr. Wilson Shcolnik

(Presidente da Abramed)
| 10h  às  10h10

Tomada de decisão: porque utilizar indicadores?

• O que são indicadores?
• Quais decisões tomamos nos laboratórios?
• Quais os riscos de não decidir com base em dados?

Fernando Berlitz

(PALC – SBPC/ML)
| 10h10 às 10h30

Apresentação PBIL – Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais

• A abrangência geográfica do PBIL e do escopo de indicadores, a operação do programa com os recursos disponíveis e os resultados de indicadores;
• Alinhamento do PBIL entre programas de benchmarking no âmbito internacional (IFCC), demonstrando a confiabilidade e consistência dos dados do programa.

Luiza Bottino

(Supervisora da Gestão de Serviços da Controllab)
| 10h30 às 10h50

Utilizando indicadores: como iniciar na prática?

• Como devo iniciar? Quais indicadores eleger?
• Como definir metas a partir do Benchmarking?
• Como comparar meu desempenho frente ao de outros laboratórios?

Dr. Klever Sáenz

(Synlab Ecuador)
| 10h50 às 11h20

Gestão estratégica de indicadores: como gerar aprendizado e engajamento

• Práticas de engajamento e estímulo para que a equipe do laboratório atue com efetividade na gestão de indicadores;
• Como agir frente aos resultados inadequados (planos de ação e melhoria)?

Dra. Larissa Welter

(Hemos Laboratório Médico)
| 11h20 às 11h50

Coletando dados para indicadores: integração do LIS com PBIL

 • Vantagens de obter dados para indicadores a partir da integração do LIS
• Processo para obter a integração do LIS
• Apresentação de case de sucesso usando Benchmarking

Dra. Ana Paula Neves

(Bedalab Laboratório)
| 11h50 às 12h20

Encerramento

 

Dr. Guilherme de Oliveira

(Diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC/ML)
| 12h20 às 12h30

As inscrições se encerram na quarta-feira (01/09/21), garanta já a sua participação!

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR

acesso ao sitema

Estamos enfrentando alguns problemas de acesso ao sistema, pedimos a compreensão de todos. Tente novamente em alguns minutos.

AVISO DE COOKIES

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse.

Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.