Em formato de podcast “Conversa D” recebeu especialistas que ressaltaram a utilização das Cepas nos processos de controle de qualidade dos diagnósticos.
O gestor educacional da Controllab, José Antonio Tesser Poloni, entrevistou a mestre em microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), Dra. Carmen Paz Oplustil, e a gestora do laboratório de microbiologia da Controllab, Shirley Lima, em mais uma edição do Conversa de Qualidade. As especialistas destacaram a importância das cepas de referência para o dia a dia do setor de microbiologia.
Cepas e o controle de qualidade
Dra. Carmen, que também é diretora da Formato Clínico Brasil e Chile é autora do curso online “Manutenção e uso das Cepas de Referência (ATCC) sem complicação”.
Durante a entrevista, a especialista salientou que esse curso gratuito, disponível em português e espanhol, tem como objetivo informar e facilitar a atividade dos profissionais de laboratórios, fornecendo diretrizes claras sobre a manipulação e utilização das cepas de referência durante os processos de controle de qualidade.
Um destaque importante é a aplicação dessas cepas no teste de antibiograma, que avalia os padrões de resistência ou susceptibilidade de uma bactéria a diversos antibióticos e quimioterápicos.
A Dra. Carmen também enfatizou que as cepas de referência podem ser consideradas como um padrão de calibração. Elas devem ser utilizadas sempre que houver a necessidade de comprovar o bom funcionamento de um teste ou prova, fornecendo confiabilidade aos resultados do diagnóstico.
Cepas reconhecidas como Material de Referência Certificado (MRC)
A gestora do laboratório de microbiologia da Controllab, Shirley Lima, ressaltou que o licenciamento concedido à empresa foi um grande avanço para os laboratórios das áreas clínicas e ambientais do Brasil e da América Latina.
A Controllab envia as cepas de referência acompanhadas com os certificados de análise. São materiais para pronta-entrega e na quantidade definida pelo laboratório, a partir dos microrganismos selecionados. Essas cepas certificadas conferem mais confiança e credibilidade no controle de qualidade, facilitando o atendimento às normas, auditorias, acreditações e fiscalizações.
Clique aqui e confira a nova abordagem do Conversa de Qualidade! Aproveite e inscreva-se no canal da Controllab no YouTube para acessar em primeira mão os conteúdos educacionais produzidos pela empresa.