Atentas aos desafios e necessidades dos laboratórios de análises, as instituições somam suas experiências em prol da entrega de dados que contribuam para o aprimoramento do setor
Desde o início da pandemia de COVID-19, o segmento laboratorial ficou em evidência pela sua indiscutível contribuição diagnóstica que auxilia nas medidas de combate à doença. No entanto, o volume de informações requeridas para os laboratórios aumentou na mesma proporção que as necessidades de introduzir em curto prazo novas rotinas de análises, adotar medidas de prevenção à COVID-19 nos processos, implantar alternativas de atendimento ao público e medir a eficiência dessas ações.
O ambiente complexo que envolve as rotinas analíticas associado a tomada de decisões, pede soluções que simplifiquem a análise das informações. Coletar dados, inseri-los manualmente em um local e aplicar tratamento envolve recursos preciosos da organização.
Para auxiliar nas decisões estratégicas dos laboratórios, a SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em parceira com a Controllab desenvolveu o Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais (PBIL). Por conseguinte, a Matrix – líder brasileira em Automação Laboratorial, uniu-se a iniciativa e disponibilizou o sucesso da sua especialização em informatização laboratorial para simplificar a rotina dos usuários do programa.
“Para um laboratório, a qualidade dos dados é essencial para a tomada de decisões. Coletar, conferir e validar informações periodicamente é oneroso para a rotina. Com a integração do LIS ao PBIL, a gestão concentra esforços em análises eficientes para apoiar as ações e estratégias da organização”, comenta Luiza Bottino – supervisora da Gestão de Serviços da Controllab, sobre a importância dessa parceria para o programa.
O PBIL é uma solução para gestão laboratorial que promove informações para decisões mais assertivas, utilizando indicadores potencializados com o Benchmarking para medir e comparar a performance do laboratório com o desempenho do mercado.
São mais de 150 indicadores correlacionados entre múltiplas áreas do processo laboratorial. Para simplificar o levantamento de dados e melhorar o acesso às informações, empresas parceiras integram o Sistema de Informação Laboratorial (LIS) ao PBIL, promovendo mais agilidade nos processos e confiabilidade nas informações disponibilizadas em tempo real.
Em 2020, a Matrix e a Controllab já haviam concretizado parceria vislumbrando melhorias para as rotinas de controle de qualidade dos laboratórios. Ampliar a cooperação e apoiar a SBPC/ML, evidencia o compromisso da desenvolvedora em contribuir para a sustentabilidade do setor.
Com o objetivo de compartilhar conhecimento com o público laboratorial, a Controllab e Matrix farão um webinar no dia 22 de julho. Nele, será discutido o Benchmarking de Indicadores como estratégia laboratorial.
“Sempre que podemos fornecer soluções que contribuem para o desenvolvimento do setor laboratorial, através da nossa especialidade, sabemos que estamos no caminho certo! Estamos felizes com os resultados, pois, além do grande benefício para o setor de Medicina Diagnóstica, contamos com o compromisso desses parceiros em todos os momentos!”, conclui Silvia Yano, gerente de Marketing da Matrix.