SBPC/ML, Controllab e Matrix selam aliança para impulsionar o benchmarking laboratorial

Benchmarking

Atentas aos desafios e necessidades dos laboratórios de análises, as instituições somam suas experiências em prol da entrega de dados que contribuam para o aprimoramento do setor

Desde o início da pandemia de COVID-19, o segmento laboratorial ficou em evidência pela sua indiscutível contribuição diagnóstica que auxilia nas medidas de combate à doença. No entanto, o volume de informações requeridas para os laboratórios aumentou na mesma proporção que as necessidades de introduzir em curto prazo novas rotinas de análises, adotar medidas de prevenção à COVID-19 nos processos, implantar alternativas de atendimento ao público e medir a eficiência dessas ações.

O ambiente complexo que envolve as rotinas analíticas associado a tomada de decisões, pede soluções que simplifiquem a análise das informações. Coletar dados, inseri-los manualmente em um local e aplicar tratamento envolve recursos preciosos da organização.

Para auxiliar nas decisões estratégicas dos laboratórios, a SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em parceira com a Controllab desenvolveu o Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais (PBIL). Por conseguinte, a Matrix – líder brasileira em Automação Laboratorial, uniu-se a iniciativa e disponibilizou o sucesso da sua especialização em informatização laboratorial para simplificar a rotina dos usuários do programa.

“Para um laboratório, a qualidade dos dados é essencial para a tomada de decisões. Coletar, conferir e validar informações periodicamente é oneroso para a rotina. Com a integração do LIS ao PBIL, a gestão concentra esforços em análises eficientes para apoiar as ações e estratégias da organização”, comenta Luiza Bottino – supervisora da Gestão de Serviços da Controllab, sobre a importância dessa parceria para o programa.

O PBIL é uma solução para gestão laboratorial que promove informações para decisões mais assertivas, utilizando indicadores potencializados com o Benchmarking para medir e comparar a performance do laboratório com o desempenho do mercado.

São mais de 150 indicadores correlacionados entre múltiplas áreas do processo laboratorial. Para simplificar o levantamento de dados e melhorar o acesso às informações, empresas parceiras integram o Sistema de Informação Laboratorial (LIS) ao PBIL, promovendo mais agilidade nos processos e confiabilidade nas informações disponibilizadas em tempo real.

Em 2020, a Matrix e a Controllab já haviam concretizado parceria vislumbrando melhorias para as rotinas de controle de qualidade dos laboratórios. Ampliar a cooperação e apoiar a SBPC/ML, evidencia o compromisso da desenvolvedora em contribuir para a sustentabilidade do setor.

Com o objetivo de compartilhar conhecimento com o público laboratorial, a Controllab e Matrix farão um webinar no dia 22 de julho. Nele, será discutido o Benchmarking de Indicadores como estratégia laboratorial.

“Sempre que podemos fornecer soluções que contribuem para o desenvolvimento do setor laboratorial, através da nossa especialidade, sabemos que estamos no caminho certo! Estamos felizes com os resultados, pois, além do grande benefício para o setor de Medicina Diagnóstica, contamos com o compromisso desses parceiros em todos os momentos!”, conclui Silvia Yano, gerente de Marketing da Matrix.

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR
AVISO DE COOKIES

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse.

Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.