Boas práticas para a qualidade dos resultados é tema de palestra no Congresso de Microbiologia

Boas práticas para a qualidade dos resultados é tema de palestra no Congresso de Microbiologia

Qualidade

Atividade realizada pela Controllab trará discussões valiosas sobre boas práticas e abordará as rotinas de diferentes segmentos, da microbiologia clínica, às indústrias alimentícias, meio ambiente, medicamentos e outros

No dia 23 de outubro, em sua segunda participação no 31º Congresso Nacional de Microbiologia, a Controllab realizará palestra técnica com o tema “Boas práticas para assegurar a qualidade dos resultados microbiológicos”.

A atividade é mais uma que integra a programação do evento organizado pela Sociedade Brasileira de Microbiologia e aborda discussões com múltiplas áreas da microbiologia.

As representantes da Controllab nessa atividade serão Shirley Lima, gestora de Microbiologia e Juliana Barroso, analista técnica de Serviços, que conduzirão a palestra com foco nas ferramentas de controle de qualidade, discutindo informações valiosas com os participantes do congresso.

“Vamos abordar o uso do Material de Referência Certificado (MRC) e do Ensaio de Proficiência na rotina de controle de qualidade microbiológico. Como esses importantes instrumentos contribuem para a confiabilidade dos resultados e eficiência dos processos analíticos”, comenta Juliana Barroso.

A discussão sobre o tema é atual e relevante, visto que são processos exigidos em normas, legislações, auditorias, acreditações e fiscalizações. Os impactos dos resultados das análises microbiológicas afetam desde os serviços oferecidos à população até a segurança dos produtos.

O conteúdo é democrático e abraçará as rotinas de diferentes segmentos, da microbiologia clínica, às indústrias alimentícias, meio ambiente, medicamentos e outros. Essas rotinas abrangem múltiplos processos que requerem validações, entre eles: teste de detecção dos microrganismos, antibiograma, métodos alternativos, novos equipamentos, insumos microbiológicos (meios de cultura), etc.

A atividade acontecerá no dia 23 de outubro, sábado, ao meio dia na sala 01 e terá 30 minutos de duração. Essa é uma oportunidade de troca com profissionais que atuam na produção e condução de serviços de controle de qualidade.

Faça sua inscrição no congresso acessando este link e participe da palestra técnica.

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)