Garantia da qualidade em Microbiologia Clínica é tema no Congresso Brasileiro

Garantia da qualidade em Microbiologia Clínica é tema no Congresso Brasileiro

Qualidade

Atividade trará discussão sobre verificação e validação de método, como o controle de qualidade externo contribui para a melhoria do laboratório e produção e conservação de cepas de referência

No dia 22 de outubro, a Controllab participará da mesa redonda com o tema “Garantia da qualidade em Microbiologia Clínica” (MR 01) no Congresso Brasileiro de Microbiologia. O evento será realizado pela Sociedade Brasileira de Microbiologia e oferecerá uma programação com palestrantes nacionais e internacionais de alta qualidade científica.

Na 31ª edição do congresso, a palestrante que representará a Controllab será Shirley Lima, gestora de Microbiologia e levará para discussão a “Produção e conservação de cepas de referência”.

A atividade terá início às 14h e trará enfoque na área de Microbiologia Clínica e Infecção Hospitalar. A mesa redonda será coordenada por Elizabeth de Andrade Marques (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Garantia da qualidade: Por que participar da mesa redonda?

Para os que buscam atualização sobre a garantia de qualidade na Microbiologia Clínica, essa será uma oportunidade de troca de conhecimento e experiências para os participantes.

Confira a grade da atividade:

Tema

Palestrante


Verificação e validação de método

Carmen Paz Oplustil
Formato Clínico – Projetos em Medicina Diagnóstica

Como o controle de qualidade externo contribui para a melhoria do laboratório

Cássia Maria Zoccoli
Laboratório Médico Santa Luzia

Produção e conservação de cepas de referência

Shirley Maria da Silva Lima Controllab – Controle de Qualidade para Laboratórios

Conhecer sobre a produção e conservação das cepas de referência certificada atribuirá ainda mais confiança para os usuários quando estiverem aplicando esse importante instrumento nas rotinas. Além de ser exigência em normas, auditorias, acreditações e fiscalizações, essas cepas são fundamentais para a garantia da qualidade dos resultados microbiológicos.

O congresso será 100% online e a atividade acontecerá no dia 22 de outubro, sexta-feira, das 14h às 15h30 na sala 01. O conteúdo será dividido em três blocos, que atribuem dinamismo e diversidade de conhecimento aos inscritos.

As inscrições se encerram no dia 20 de outubro e podem ser realizadas clicando nesse link. Participe!

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)