Perguntas & Respostas
A seguir, encontra-se a dúvida que não foi respondida durante o Encontro Online.
É importante mencionar que os grupos de avaliação são formados desde os mais específicos, como “Kit/Equipamento”, até os mais gerais ou menos específicos, como “Todos os kits Vitros”, por exemplo.
Com base em estudos estatísticos, os grupos são organizados por afinidade de sistemas analíticos (sistemas com comportamentos semelhantes). Esses estudos seguem a norma ISO 13528, e verifica-se a viabilidade de avaliar sistemas que não seriam analisados em grupos específicos, sempre garantindo que esses grupos sejam avaliados de forma segura e com dados apropriados.
Cabe destacar que o controle interno (CI) e o ensaio de proficiência (EP) têm propósitos diferentes. Enquanto o CI avalia a reprodutibilidade dos resultados, no EP é fundamental considerar o valor-alvo das amostras (geralmente representado pela média do grupo). É importante verificar se o lote do kit utilizado é adequado para uso, levando em conta que se trata de um lote secundário, já que alguns kits apresentam diferenças significativas entre lotes.
Disponibilizamos no perfil de resultados os dados da incerteza padrão (u) para o grupo de avaliação (GA) no perfil de resultados. De acordo com a norma ISO 13528 (2022), essa incerteza pode ser calculada utilizando a fórmula u = 1,25 * DP/√(Quantidade) ou obtida por meio do método bootstrap (uma técnica de reamostragem). Essa incerteza indica a dispersão dos valores associados à média do grupo de avaliação (GA), mas não substitui a incerteza do laboratório e não deve ser considerada em seu cálculo. A incerteza do laboratório deve ser obtida e interpretada no contexto das atividades rotineiras do laboratório.