Empresas acreditadas transmitem compromisso com a qualidade, credibilidade e confiabilidade nos serviços oferecidos

Um método de avaliação e certificação, que busca por meio de requisitos e padrões promover a qualidade e a segurança sobre o item avaliado. Essa pode ser considerada uma das definições de acreditação.

De forma simples, também podemos dizer que as acreditações também existem para avaliar a conformidade de requisitos técnicos do processo. No entanto, elas não se limitam apenas a avaliação técnica, verificam requisitos de gestão, legais, processos, etc.

De uma maneira geral, as acreditações merecem uma grande atenção por transmitir ao público um senso de credibilidade e confiabilidade, tornando-se uma condição relevante para as instituições dentro do mercado. As acreditações contribuem para tornar os processos mais eficientes, consequentemente reduzindo custos e tornando as organizações mais sustentáveis.

Para os laboratórios, a acreditação é evidência da sua competência, desempenho e capacidade para realizar as análises. Isso porque os processos são auditados periodicamente e obedecem a padrões internacionais que garantem a segurança dos resultados entregues.

Existem diversos organismos de acreditação laboratorial no mundo. No Brasil, de forma mais comumente, o Inmetro reconhece a competência dos laboratórios de ensaios por meio da ABNT NBR ISO/IEC 17025 e ABNT NBR ISO 15189 para os clínicos. Por sua vez, as Sociedades Científicas, SBPC/ML (PALC) e SBAC (DICQ) conferem a acreditação para os laboratórios clínicos, segundo suas normas harmonizadas com a ABNT NBR ISO 15189 e outras referências.

Neste segmento, o grande objetivo da acreditação é fazer com que os laboratórios melhorem as suas práticas laboratoriais, ou seja, qualidade das suas análises. Com isso, além de todos os benefícios da qualidade, segurança e credibilidade, ainda há um fator importante: a redução de erros. Esse fator ainda agrega a redução no tempo de entrega e de custos, fatores que a acreditação contribui grandemente para os que a possuem.

Duas das peças-chave da qualidade dentro das empresas é a melhoria contínua e atualização profissional e a acreditação laboratorial funciona como um respaldo para esses pontos. A partir do momento em que o laboratório é acreditado, existe a certeza de que o processo da empresa foi avaliado criticamente por uma terceira parte, altamente competente.

Os laboratórios participantes de um programa de controle de qualidade já estão cumprindo requisitos de acreditação e, obter o reconhecimento de um organismo acreditador, é um passo a mais. A acreditação dá ao público, a tranquilidade de que os laudos de laboratórios acreditados têm total confiabilidade.

Qualidade e confiabilidade da Controllab

Contar com um provedor de controle de qualidade acreditado, agrega valor ao laboratório. Na Controllab, o Ensaio de Proficiência (EP) é um dos mecanismos de controle da qualidade dos resultados. Todos os ensaios oferecidos pela Controllab seguem os critérios da ISO/IEC 17043 e a acreditação PEP 0003 é a evidência dessas ações. Ao participar do EP, o laboratório poderá evidenciar a exatidão nas análises e a confiabilidade dos resultados emitidos em sua rotina.

O aprimoramento contínuo, fundamentado em qualidade e confiabilidade, proporcionam à Controllab alguns reconhecimentos, de acordo com o escopo do Inmetro:

PEP 0003: esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

CRL 0586: o selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para a realização de ensaios, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

CAL 0214: O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PRM 009: Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir Materiais de Referência Certificado (MRCs), conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

Quer conhecer mais sobre a Controllab? Acesse o site, contate-nos pelo e-mail contato@controllab.com ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e (21) 98036-1592.

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR

acesso ao sitema

Estamos enfrentando alguns problemas de acesso ao sistema, pedimos a compreensão de todos. Tente novamente em alguns minutos.

AVISO DE COOKIES

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse.

Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.