Norovírus: a importância de laudos laboratoriais assertivos

Norovírus: a importância de laudos laboratoriais assertivos

Norovírus

Participar regularmente de comparação interlaboratorial evidencia a confiabilidade do laudo e da rotina de identificação do vírus

Responsável por infectar mais de 700 milhões pessoas ao redor do mundo, o Norovírus exige tratamento adequado para evitar óbito dos infectados. Neste cenário, os laboratórios precisam contribuir com laudos precisos para auxiliar os médicos em um diagnóstico eficiente.

Recentemente foi noticiado que o Rio Grande do Sul enfrenta um surto de doença diarreica aguda (DDA), causada pelo vírus. Um alerta foi emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) neste mês. Duas mil pessoas em 25 cidades já foram contaminadas.

As rotinas laboratoriais precisam de monitoramento contínuo e avaliação periódica desse acompanhamento, pois desempenham um papel fundamental nos principais processos de detecção, avaliação, resposta, notificação e monitoramento de eventos de saúde pública.

Para avaliar e evidenciar a confiabilidade dos laudos e rotinas de identificação do vírus, a Controllab disponibiliza o Ensaio de Proficiência (EP) Norovírus – Antígeno.

O EP para Norovírus é reconhecido pela ABNT NBR ISO/IEC 17043 e avalia as rotinas automatizadas e de TLR (Teste Laboratorial Remoto) / POC (Point of Care). O programa é composto por múltiplos itens e a avaliação é disponibilizada em um relatório individual de resultados com conceito e outro relatório com perfil geral do desempenho dos kits reportados. O perfil contribui para decisões assertivas sobre os sistemas adotados na rotina.

O Ensaio de Proficiência, também conhecido como Controle Externo da Qualidade, é uma ferramenta de controle de qualidade eficaz para determinação do desempenho analítico do laboratório e requisito necessário para os processos de acreditações laboratoriais (ISO 15189, ISO 17025, PALC-SBPC/ML, DICQ-SBAC, etc) e órgãos regulamentadores.

Para saber mais informações e participar do EP Norovírus, acesse o catálogo.

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)